quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Lançamento - História de Manaus contada em Quadrinhos


O escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Márcio Souza, lançou a revista em quadrinhos “História de Manaus”, durante o Teatro Gourmet, no Centro de Manaus.
Música, teatro e dança também fizeram parte da programação do evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
A revista integra o projeto do Concultura “Manaus em Debate”, realizado nas escolas de Manaus. “Nesse projeto nós discutimos a cidade e fazemos as pessoas observarem o que está ocorrendo ao redor. Conhecer a nossa história é fundamental nesse processo, por isso a revista”, disse Márcio Souza.
Com 32 páginas, a revista utiliza a linguagem dos quadrinhos, com diálogos mais informais, para contar os principais momentos históricos da cidade de Manaus, desde o período de Marquês de Pombal até os primeiros momentos da carreira do professor e político Gilberto Mestrinho, ainda na década de 50. Movimentos e personalidades culturais, como o Clube da Madrugada, o maestro Cláudio Santoro e o cineasta Silvino Santos também são ressaltados na obra.
O roteiro, assinado por Evaldo Vasconcelos, é baseado nas obras da escritora e historiadora Etelvina Garcia, entre elas “Manaus, Referências da História” e “O Amazonas em Três Momentos”. As ilustrações, impressas em preto e branco, foram desenhadas por Sarah Farias. A tiragem é de dois mil exemplares. 
A programação do Teatro Gourmet também contou com outras atrações culturais, entre elas a apresentação teatral “Brincadeiras”, da Cia. de Teatro Metamorfose, a banda Alaídenegão, a cantora Lucinha Cabral e o espetáculo “Floresta Multi Espacial”, dirigido por Isabelle Sabrié. Nas artes plásticas, o destaque foi a exposição dedicada a Thiago de Mello, dentro do Paço da Liberdade.
O evento
Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM), em parceria com a Manauscult, participou de um  evento gastronômico ao ar livre, no Centro de Manaus.
A obra já conta com página no Facebook, confira clicando aqui. Fonte: ZineBrasil.  EMT - Divulgação
*Com informações da assessoria de imprensa e do site A Crítica.

Nenhum comentário: