segunda-feira, 30 de junho de 2014

Evento - Escritoras da Adonis ministram curso de musicalização para professores


Glorinha Bedicks e Elaine Prado oferecem noções básicas musicais em encontros que totalizam 16 horas   

Desde 2008, a partir da Lei nº 11.769 publicada no Diário oficial da União, o ensino de música para alunos de ensino fundamental e médio, em colégios públicos e particulares, tornou-se obrigatório. Com foco nos educadores que trabalham a disciplina e demais interessados no tema, as escritoras do selo Adonis – e também professoras de música - Glorinha Bedicks e Elaine Prado oferecem, a partir do dia 05 de julho, um curso livre, que pretende trabalhar noções básicas musicais, entre eles, cantos, ritmo e sons de instrumentos.

Com uma carga horária de 16 horas, o curso intitulado “Musicalização para professores” pretende formar 20 alunos. São oferecidas vagas para 2 turmas de 10 participantes, às terças e quintas-feiras – das 8h às10 – e aos sábados – das 8h às 12h –, para os que preferirem.

Cada participante receberá um exemplar do livro “A arte de brincar com música”, que será trabalhado durante os encontros como forma de introduzir os temas. Iniciação à flauta doce, coral, bandas rítmicas e escrita e leitura musical fazem parte do programa do curso.

O objetivo do curso é envolver de forma lúdica o participante, tornando o aprendizado de música divertido, da mesma forma como o tema pode ser abordado posteriormente na sala de aula. “Durante muitos anos trabalhando com crianças, posso afirmar, sem medo de errar, que a música se faz necessária na escola como ferramenta fundamental para o aprendizado e reforço das demais disciplinas. Em nossa pesquisa com educadores, musicoterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, etc., a música é essencial no desenvolvimento da criança”, explica Glorinha Bedicks sobre a motivação para a organização do curso.  “Por meio do seu caráter lúdico, trabalhar a musicalização auxilia no envolvimento social, por isso é tão importante a sensibilização dos professores para despertar a conscientização da importância da música, onde podemos proporcionar bem estar, aprendizado, .... Usando  métodos ativos, como no caso jogos musicais,  constrói-se  uma fonte de aprendizado participativa, sendo essa uma forma divertida de ensinar e aprender”, complementa Elaine Prado. 

Os encontros do curso “Musicalização para professores” acontecerão na sede da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Associação Agostinho de Cultura (Rua: Florindo Cibin, 329 – Vila Medon – Americana/SP) e as inscrições podem ser feitas por meio do telefone (19) 3471.5608 ou pelo e-mail contato@agostinhodecultura.org.br.
  
Serviço: Curso “Musicalização para professores”
Turma 1 – sábados - Início: 05 de julho, das 8h às 12h
 Turma 2 - terças e quintas-feiras - Inicio: 08 de julho, das 8h às 10h

Local: Associação Agostinho de Cultura
Rua: Florindo Cibin, 329 – Vila Medon – Americana/SP
Informações: (19) 3471.5608 – contato@agostinhodecultura.org.br . EMT - Divulgação

Nenhum comentário: