segunda-feira, 17 de abril de 2023

Autora aborda educação financeira de forma lúdica em publicação infantil

 


Eu Não Sou Vilão propõe ensinar crianças a partir dos 3 anos como lidar com o dinheiro

Se planejar de modo a estar preparado para enfrentar dificuldades financeiras é algo comum na vida adulta - ou ao menos era para ser: segundo a pesquisa Finanças Infantis divulgada pelo Serasa em 2021, 75% dos pais já precisaram utilizar a reserva financeira para pagar dívidas. Com essa realidade, ensinar aos filhos hábitos financeiros mais saudáveis e as melhores formas de lidar com o dinheiro é uma preocupação de 85% dos pais, ainda de acordo com a mesma pesquisa. Mas como ensinar algo que não se pratica?

Pensando nisso, a especialista em desenvolvimento humano e financeiro, Tamirys Machado, lançou o e-book Eu Não Sou Vilão que, por meio de uma narrativa infantil, propõe ensinamentos sobre educação financeira - desde o que é o dinheiro até a sua importância em nossa vida - para crianças a partir de 3 anos de idade de forma leve, dinâmica e até lúdica.

TRAMA Na história, Laurinha, Pedrinho e Julinha brincam no quintal de casa quando escutam um barulho e encontram o Din Din. Curiosos, começam um diálogo de muito aprendizado com o novo amigo, que ensina como o dinheiro é um recurso importante e necessário, mas que, se utilizado de forma incorreta, ocupará um falso papel de vilão em nossas vidas. "O foco principal é ensinar que o dinheiro não é ruim, pois seu papel é trabalhar para nós, e não o contrário”, explica a autora.

Com diálogos curtos, todos os detalhes da publicação foram pensados para chamar a atenção das crianças e ativar a imaginação, por isso, Eu Não Sou Vilão conta com ilustrações dinâmicas assinadas por Nubia Sampaio, estilo de linha chamativo e formas que envolvam a criança. "Pensamos até mesmo nos detalhes da criação do personagem Din Din - que é a personificação do dinheiro - deixando-o menor do que as crianças da história, com o intuito de colocar em destaque a criança e não o dinheiro", conta Tamirys, que também traz na história a imagem tradicional de moedas e cédulas para facilitar a identificação com o dinheiro real.

Para a autora, além de ensinar às crianças a educação financeira desde a primeira infância, a leitura em família ainda facilita o processo de ensinamento dos responsáveis e estreita o vínculo e afeto na família. "Quem nunca lembrou de algo com carinho pois, na infância, era feito com pessoas que amávamos, não é mesmo? Imagina então, passarmos essa sensação positiva com relação ao dinheiro e a leitura?", destaca.

A especialista afirma que esse tipo de ensinamento desde cedo transforma a vida das crianças no futuro. "Teremos adultos mais conscientes, financeiramente, e mais confiantes, entendendo a importância do dinheiro e o lugar que ele deve ocupar em suas vidas".

Sempre focada em ajudar pessoas e negócios a conquistarem dignidade e sucesso financeiro de forma sólida e verdadeira, Tamirys Machado já sabia que este e-book ganharia vida desde que começou a trabalhar com educação financeira. "Para mim, a maior conquista deste livro é poder trazer uma linha que não havia sido abordada em histórias infantis, mesmo sendo de extrema importância. O dinheiro é tido como um vilão quando não deveria ser e poder desmistificar isso ainda na infância é o meu maior orgulho", finaliza. Essas e outras dicas você encontra em @eunãosouvilão e @tamirysmachado.

O e-book Eu Não Sou um Vilão é todo ilustrado, tem 24 páginas e está disponível para compra neste link por R$19,90.

FICHA TÉCNICA
Obra: Eu não sou vilão
Autora: Tamirys Machado 
Formato E-book
Número de páginas: 24
Preço sugerido: R$ 19,90
ISBN: 978-65-00-57287-2
Data de publicação: 2022
Instagram: @eunãosouvilão

Nenhum comentário: