terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

AJURICABA - Mais de 30 nações indígenas vão a guerra contra o colonialismo em nova HQ

Texto: Emerson Coe

No final do ano passado o estúdio Black Eye lançou “Ajuricaba”, uma história em quadrinhos de 132 páginas, que conta a saga do líder indígena Manao, responsável pela maior campanha de resistência anticolonialista das nações indígenas do Amazonas no século XVIII.

A publicação foi distribuída em bibliotecas públicas e escolas municipais graças ao edital Prêmio da Prefeitura de Manaus, Conexões Culturais de 2018 que possibilitou que a história dos Manaos chegasse aos quadrinhos, criada pelo jornalista, roteirista e ilustrador Ademar Vieira e ainda com os desenhos de Jucylande Júnior, do estúdio C-4; arte-final de Tieê Santos a arte da capa ficou nas mãos habilidosas de Ana Valente.

A novela gráfica, remonta a saga de Ajuricaba pouco antes de ele se tornar líder de seu povo. Os manaos ou manaós eram uma tribo guerreira que lideravam a maior parte das tribos do Rio Negro. A princípio aliada aos portugueses, faziam trocas para conseguir escravos indígenas que eram levados para os engenhos de cana de açúcar no Pará e Maranhão, após o assassinato do pai, Ajuricaba, assume o comando dos Manaos e inicia uma longa campanha de guerra ao colonialismo português, que dura cinco anos e mobiliza mais 30 nações indígenas.

Muito além do entretenimento, a HQ tem um valor histórico e cultural simbólico para o povo de Manaus e do Amazonas.  “Antes de escrever o roteiro, eu fiz uma pesquisa histórica e antropológica para conhecer mais sobre Ajuricaba e os Manaos e recebi ajuda do escritor Márcio Souza e do historiador Davi Avelino. Tive acesso a um vasto material muito específico sobre o momento histórico em que a HQ se passa, por isso, eu acho que essa é uma história bastante necessária para o público de hoje, principalmente para que os manauaras conheçam melhor a nossa própria história”, disse Ademar Vieira.

Fonte: https://www.diarioonline.com.br/ 

Nenhum comentário: