quarta-feira, 1 de junho de 2016

Contadora de histórias faz estreia literária com livro que exalta o poder das histórias - Americana - SP.

Divulgação

A americanense Vanessa Aranha Morimoto lança “Menino urso” neste domingo, no quiosque Gostinho de Leitura

Uma história, que dentro de outra mostra ao leitor o poder que as histórias têm. Não é exagero, são as histórias que movem a contadora de histórias, agora escritora, Vanessa Aranha Morimoto, que assina a obra Menino urso, publicado este mês pelo selo Adonis. O livro tem lançamento no dia 05 de junho, das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura, em Americana.
O livro Menino urso traz em suas páginas uma situação comum para muitas mães que precisam trabalhar e deixar seus filhos em casa. “O Menino urso nasceu no aconchego do meu lar. Meu filho tinha 3 anos quando comecei a trabalhar. Todos os dias antes de sair era uma choradeira e só quem é mãe sabe como esse momento é doloroso. Foi então que conheci a Carmelina – Carmelina é referencia na arte de contar histórias – e ela dizia “as histórias ensinam” e me orientou a escrever uma para meu filho. Foi o que eu fiz. E ele se identificou tanto com ela, que a partir daquela noite as nossas despedidas começaram a ser diferentes”, explica Vanessa.
Vanessa respira histórias desde 2004, quando iniciou sua carreira de contadora, e logo fundou sua companhia. De lá para cá foram tantas histórias vividas e contadas que seria inevitável não escrever uma. “O rascunho da história que contei para o Fábio, meu filho, acabou guardado e em 2006 quando comecei a ministrar oficinas, sempre relatava essa minha experiência.
 Agora chegou a vez dela alcançar mais pessoas se tornando um livro”, conta Vanessa.
Vanessa escreveu Menino urso para partilhar uma crença: a de que as histórias podem promover transformações pela identificação dos leitores com ela. “Acredito que as histórias podem ensinar, podem curar, como o que aconteceu com meu filho e confortou os nossos corações diante daquela situação. Enquanto as crianças escutam as histórias elas são transportadas para o mundo da imaginação e a partir do que estão vivendo conseguem trazer para o mundo real uma solução para algum conflito”, defende a escritora.
O lançamento de Menino urso conta com leitura da história, distribuição gratuita de pipocas, sorteio de 3 exemplares da obra, presença da escritora, das contadora de histórias, Michelle Tezoto e Carolina Bertini, e Shauan Bencks, que é educador musical, violonista popular, arranjador e produtor. O lançamento acontece durante o projeto Leitura com Pipoca.
Sobre a escritora:
Vanessa Aranha Morimoto é formada em Pedagogia com as habilitações em: Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e Magistério para Educação Infantil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, com curso de especialização em relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral pela Universidade de Franca – UNIFRAN
É educadora brincante formada pelo Instituto Brincante e Contadora de Histórias formada pela Cia da Tia Carmelina de Toledo Piza desde 2004. Integrante do Grupo Alecrim – Cultura da Infância desde 2005 que realiza apresentações em livrarias, bibliotecas, escolas e eventos culturais.
Ministra o curso: Contando e Encantando com histórias e brincadeiras, com as educadoras Carmelina de Toledo Piza e Michelle Breno Tezotto, que visa desenvolver e promover a educação e a cultura popular brasileira.
Trabalhou na Educação Infantil durante oito anos, sendo três deles na coordenação pedagógica do CEDIN – Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil na Fundação Romi.
Ministra a oficina: Histórias, brinquedos e brincadeiras no PROEPRE- LPG/Unicamp.
Faz parte dos projetos culturais da Editora Adonis desde 2005 e atualmente é a Contadora de Histórias no projeto Como nasce um livro?
Serviço
Lançamento Menino urso
Dia 05 de junho, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana

Nenhum comentário: