quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Pantanal mato-grossense é tema de exposição em São Paulo


Divulgação

Associação É o Bicho MT e artista plástico cuiabano Totonho Jorge levam para São Paulo a exposição 'Pantanal, Terra de Água e Fogo'

Cenário de incrível biodiversidade, o Pantanal mato-grossense, maior área úmida do mundo, é tema da exposição “Pantanal, Terra de Água e Fogo”, que acontece entre 14 e 28 de outubro, na biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo (SP). 

A mostra reúne 30 obras, entre fotografias e pinturas, que irão conduzir o visitante em uma dupla jornada, nos dois extremos vividos pelo bioma nos últimos anos. A entrada é gratuita.

Responsável pela curadoria da exposição, a associação É o Bicho MT, atua desde 2020 no Pantanal mato-grossense.

“A exposição tem por finalidade apresentar a região pantaneira, visando a preservação do ecossistema e a propagação do ecoturismo no mercado nacional e internacional, uma vez que após São Paulo, a mostra será exibida na cidade de Nova York, nos Estados Unidos”, reforça a presidente da associação É o Bicho MT, Jenifer Gonçalves Larrea. 

Segundo Jenifer, os recursos captados na exposição serão aplicados na execução de projetos para a preservação e conservação do Pantanal.

Empresa privada da cadeia produtiva do setor mineral, a Fênix DTVM, sediada em Cuiabá/MT, é uma das apoiadoras da exposição. 

“Para nós é muito importante contribuir com ações que evidenciam a preocupação com o ecossistema, em especial, com o Pantanal, berço da biodiversidade brasileira”, explica a gerente de ESG, Riscos e Controles Internos da Fênix DTVM, Talita Galvão.

Ela lembra que a empresa é a primeira do ramo a integrar o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A iniciativa busca mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

“A adoção de práticas relacionadas ao meio ambiente, governança corporativa e bem-estar social (ESG), vem sendo incorporadas pela Fênix DTVM em todos os seus processos, o que resultou no ingresso ao Pacto Global, o que muito nos orgulha”, detalhou.

A Fênix DTVM é regulamentada pelo Banco Central do Brasil, para atuar como instituição financeira na compra e venda de minério de ouro.

Sobre a exposição

Na exposição, o artista plástico cuiabano Totonho Jorge retrata o pantanal sob o olhar de quem viveu no coração das águas pantaneiras por três anos. Também se unem ao artista, os fotógrafos Deny Kobayashi, Guilherme Pantanal e Reynaldo Martins e a artista plástica Camila Boranga.

A exposição é dividida em dois momentos. Na primeira parte, o visitante tem a possibilidade de conhecer a fauna e flora pantaneira, com detalhes como o incrível céu azul.

Na segunda parte, o fogo é o protagonista. Durante o grande incêndio de 2020, quando o pantanal foi literalmente devastado, alguns fotógrafos acompanharam as ações de combate ao fogo e alimentação à fauna pantaneira, feita pela associação É o Bicho MT. Algumas das imagens mostram, de perto, o horror evidenciado pelos fotógrafos mato-grossenses naquele ano.    

Mais informações sobre a exposição pelo Instagram: @eobichomt 

Nenhum comentário: