quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Exposição na Gibiteca de Santos celebra 50 anos de carreira da pesquisadora Sonia Luyten

Divulgação

Sonia é pioneira nos estudos acadêmicos de quadrinhos no Brasil e no mundo. Abertura do evento acontece no próximo sábado (20), às 17 horas

No próximo sábado, dia 20 de agosto, às 17 horas, na Gibiteca de Santos (SP), haverá a abertura da exposição de fotos em homenagem aos 50 anos de carreira de Sonia Luyten. Professora, pesquisadora de histórias em quadrinhos e jornalista são apenas alguns dos inúmeros títulos que poderiam definir Sonia Luyten, mas a verdade é que uma das suas identidades não tão secretas é de super-heroína dos mangás.

Pioneira nos estudos acadêmicos de quadrinhos no Brasil e no mundo, Sonia se tornou uma referência internacional ao desbravar o universo lúdico das HQs com sua Katana e uma determinação que a faz ser reconhecida como uma verdadeira força da natureza.

Criadora do único curso de editoração de quadrinhos na ECA-USP, ainda nos anos 70 e que existe até hoje, Sonia sempre esteve à frente da divulgação dos quadrinhos brasileiros no exterior, quando deu aulas no Japão por sete anos, e na Europa por mais sete. No Brasil é a coordenadora da área de trabalhos universitários de TCC, Mestrado e Doutorado de quadrinhos no Troféu HQMIX, primeiro troféu de HQ que iniciou esta premiação no mundo.

A exposição tem organização e curadoria de Laluña Machado, diagramação de Vinícius Carlos Vieira e coordenação de Narayana Fida Mamede. Os selos comemorativos são de autoria do artista Will.

A Gibiteca de Santos está localizada no Posto 5 do Jardim da Praia, na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Santos – SP.

 

Serviço

Data: 20 de agosto de 2022

Horário: 17 horas

Local: Gibiteca de Santos

Endereço: Posto 5 do Jardim da Praia - Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Santos – SP 

Nenhum comentário: