terça-feira, 26 de outubro de 2021

Livro ajuda professores a lidarem com desafios do amadurecimento entre a infância e adolescência em sala de aula

Divulgação

Versão escolar da obra "O Topázio Imperial" atende todos os requisitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Como a transição entre infância e adolescência impacta as relações familiares? Este é um dos temas abordados na adaptação para uso em sala de aula do livro O Topázio Imperial, escrito por Rogério Coelho.

Para além dos livros didáticos tradicionais que não costumam falar sobre os desafios que os jovens enfrentam com a chegada da maturidade, o título publicado pela editora Sonhos & Letras é uma ferramenta para abordar o assunto.

A história traz abertura para tratar de tópicos como protagonismo feminino, relacionamentos difíceis entre enteados, padrastos e madrastas e a cumplicidade típica de irmãos. Estes são alguns dos dilemas enfrentados pela juventude que frequenta a escola atualmente.

Indicada para adolescentes de 14 a 16 anos, a obra é repleta de elementos lúdicos. Quando crianças, os personagens se deparam com um anel encantado, o Topázio Imperial. Anos depois, já no Ensino Médio, eles retomam o interesse pelo objeto, mas agora com novo olhar sobre tudo o que acontece.

A obra na versão BNCC se caracteriza como um livro paradidático e pode ser incluído no escopo das aulas como uma atividade extracurricular. Ele é indicado para professores que desejam trabalhar em sala os dilemas do crescimento, da chegada da maturidade e da evolução entre as relações interpessoais.

Esta versão dedicada à educação atende todos os requisitos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular e contém material de apoio para alunos e docentes. A novidade já está disponível para venda.

Ficha técnica:

Livro: O Topázio Imperial
Autor: Rogério Coelho
Editora: ‎ Sonhos & Letras; 1ª edição - Versão BNCC
Páginas:‎ 264
ISBN-10: ‎ 6588353103
ISBN-13: ‎ 978-6588353103
Idade de leitura: ‎ 14 a 16 anos
Tamanho: 14x21 cm
Data de lançamento: 15/10/2021
Link da versão BNCC: https://bit.ly/TopazioBNCC

Sinopse: Com uma escrita leve e envolvente, Rogério encanta o leitor com a grande aventura de Leonardo e Leila. A trama se desenvolve em torno do anel mágico, o Topázio Imperial, passado a Leila por uma velhinha na estrada. Contudo, Leonardo não poderia deixar aquela preciosidade aos cuidados de sua meia irmã, certo? A relação entre os irmãos, os avós, os tios estranhos e as brincadeiras com os primos, compõem o cenário que desperta no leitor suas memórias mais queridas e o coloca como parceiro desses irmãos na intrigante jornada deste anel mágico.

Sobre o autor: Rogério Coelho nasceu em São Paulo em 1968, o caçula de três filhos. Morava no Jardim São Paulo, um bairro da zona norte até o final de 1976. Ele e os irmãos eram conhecidos como “os três loirinhos”. Formou-se na USP em Engenharia Mecânica e, por muitos anos, trabalhou na área. Tem dois filhos, Alexandre e Helena, e atualmente trabalha como escritor de livros infantojuvenis. 

Nenhum comentário: