terça-feira, 3 de novembro de 2020

Elefantes na Sala, iniciativa de Fernando Athayde, é voltado para produção e reflexões sobre a nona arte

Por Samir Naliato

O quadrinhista e músico Fernando Athayde começou o projeto Elefantes na Sala, um site que, nas palavras de seu criador, é "um grande abraço virtual, que visa acolher não só a produção artística própria, mas também formar uma comunidade de pessoas interessadas em cultura e pensamento".

Além do site, há a uma campanha de financiamento coletivo recorrente na plataforma Catarse. A ideia é financiar a obra de Athayde, cuja estética bem humorada e nonsense ultrapassa os dez mil seguidores no Instagram. Além disso, também procura instigar o diálogo e a disseminação do consumo de arte como hábito.

Tudo surgiu como desdobramento da pesquisa de pós-graduação de Fernando, matriculado desde o início de 2020 no Mestrado em Indústrias Criativas, facilitado pela Universidade Católica de Pernambuco. No início, o quadrinhista pensava em utilizar as ferramentas de financiamento coletivo estritamente para viabilizar a publicação de seus álbuns mas, com o tempo, veio a possibilidade de transformar a iniciativa em algo maior. Dessa forma, a Elefantes na Sala é a concretização de uma comunidade virtual, onde coexistem a arte sequencial, a música e discussões sobre estética, filosofia e comunicação.

Entretanto, o site é gratuito e pode ser acessado por todos os interessados. Serão publicados ensaios, ilustrações e quadrinhos sobre música, processos criativos e vivências na área das artes.

Para mais detalhes da campanha, ver os planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.

Para acessar o site Elefantes na Salaclique aqui.

Nenhum comentário: