quarta-feira, 31 de julho de 2019

Baseada na obra de Rubem Alves, peça ‘A Pipa e a Flor’ circula com seis sessões gratuitas por Valinhos e Campinas


Laerte Asnis e Valéria Peres em ‘A Pipa e a Flor’. Foto: Essio Pallone Filho

Adaptada, dirigida e encenada por Laerte Asnis, peça completa 20 anos de palco em 2019 e integra a programação do projeto ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição

Baseada integralmente no texto homônimo de Rubem Alves, a peça A Pipa e a Flor leva para o palco um enredo intrigante que desperta o imaginário: seria possível uma pipa livre se apaixonar por uma flor enraizada? Para descobrir, o público terá que acompanhar a nova turnê da peça, que retorna à Região Metropolitana de Campinas dentro da programação do projeto ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição.

Responsável pela adaptação de texto e direção do espetáculo, Laerte Asnis – da Cia. Grande Urso Navegante – também encena a peça, que tem classificação livre e fará seis apresentações gratuitas e abertas ao público no mês de agosto. No dia 05, a escola EMEB Tomoharu Kimbara, de Valinhos, recebe sessão dupla da peça, que no dia seguinte segue para Campinas, para apresentações na AAQQ – Associação Anhumas Quero Quero. Na quarta-feira, 07, a peça retorna à Valinhos para as últimas encenações na Casa da Criança.

Apresentada em várias cidades do Brasil e de Portugal, A Pipa e a Flor estreou no ano de 1999, antes do boom da internet e da chegada dos smartphones. Ainda assim, transcende aos palcos, mantendo-se “instigante, viva e atual”, nas palavras do diretor. Durante a cena é estabelecido um vínculo cênico com a participação ativa e intensa do público no enredo. “Essa troca fortalece a conexão entre palco e plateia, que se une na cantoria, nas brincadeiras e na troca de olhares, risos e lágrimas provocadas pelo texto mais poético de Rubem Alves”, pontua Asnis.

Numa carta escrita no início dos anos 2000, o próprio Rubem, depois de assistir e se surpreender com a peça, recomendava o espetáculo, “comprometendo-se pessoalmente” pela indicação. “Ele tomou uma de minhas estórias [...] transformou-a com a sua imaginação, deu-lhe vida e todo mundo que participou do espetáculo viu aquilo que eu havia escrito, inclusive eu... Na verdade, muito mais do que eu havia escrito. Acredite: fiquei emocionado. Isso é a coisa extraordinária da brincadeira teatral do Laerte: ela faz pensar”, redigiu o escritor, educador, psicanalista, teólogo e amante da vida, falecido em 2014.

“Conheci livro e autor em 1999, e logo me encantei com a história. Quando perguntei se poderia adaptar o livro, a resposta dele foi imediata – ‘ficarei honrado’. No mesmo ano começamos a apresentar A Pipa e a Flor, que fala de amor, das relações humanas, do desejo pela liberdade, do brincar e do viver, e de sentimentos como posse e ciúmes. Todas essas temáticas são universais e atemporais. Até por isso, a mensagem é tão valiosa. Costumo dizer que a peça é um elixir para que possamos entender melhor o quanto a poesia é essencial para a sobrevivência humana”, conclui Laerte.

A Pipa e a Flor integra a programação do ‘Teatro na Villa’ 2ª Edição, que leva o universo das artes através de peças teatrais que estimulam a criatividade, comunicação social e a socialização, a partir de conteúdos musical, folclórico e motivacional. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal com patrocínio da Chem-Trend e produção da Villa 7 AH 7 Produções Culturais em parceria com a Agroinfo TI.

Sobre a Chem-Trend
A Chem-Trend é a parceira mais conhecida mundialmente em agentes desmoldantes, agentes de purga e outras especialidades químicas de processo com valor agregado. Atuamos em sete segmentos diferentes: pneus, borracha, compósitos, termoplásticos, poliuretano, fundição, e compósitos de madeira. Ao longo de seus mais de 50 anos, a empresa construiu uma história rica em desenvolvimento de produtos destinados a proporcionar aos fabricantes de peças moldadas e fundidas maior qualidade, eficiência e produtividade. No Brasil desde 1986, a Chem-Trend mantém em sua planta, em Valinhos (SP), a produção, venda, administração, atendimento e todo o suporte técnico aos seus clientes. A Chem-Trend do Brasil fornece agentes desmoldantes, lubrificantes e limpadores a todo mercado nacional, América do Sul e África do Sul.

Sobre a Villa7 | AH7 Produções Culturais
A Villa 7 | AH7 é uma empresa especializada na gestão e desenvolvimento de projetos culturais através das diversas leis de incentivo. Acompanhamos cuidadosamente todas as etapas do projeto, desde a sua concepção até sua efetiva realização, passando pela fase de inscrição nos programas de incentivo mais adequados, obtenção de aprovação pelo órgão responsável, até a prestação de contas do uso dos recursos concedidos. O projeto Teatro na Villa – 2ª. Edição foi idealizado para a AGROINFO TI através da Lei de Incentivo à Cultura, e tem como principal objetivo levar o universo das artes para crianças e jovens de comunidades carentes, através de peças teatrais que estimulam criatividade, comunicação e socialização, contribuindo para seu desenvolvimento como cidadãos.

Sobre a AGROINFO TI
Empresa especializada na gestão administrativa, gestão de banco de dados e produção executiva de projetos, com logística inteligente e eficaz.

SERVIÇO
Teatro na Villa – 2ª Edição
Espetáculo Teatral “A Pipa e a Flor”

Agenda Completa
Quando: Segunda-feira, 05 de agosto de 2019
Horários: 10h e 13h
Onde: EMEB TOMOHARU KIMBARA | Rua Waldemar Lazaretti, s/nº – Valinhos/SP

Quando: Terça-feira, 06 de agosto de 2019
Horários: 10h e 13h30
Onde: AAQQ – ASSOCIAÇÃO ANHUMAS QUERO QUERO | Av. Dr. Manoel Afonso Ferreira, 1010, Jd. Paraíso – Campinas/SP

Quando: Quarta-feira, 07 de agosto de 2019
Horários: 10h e 14h
Onde: CASA DA CRIANÇA DE VALINHOS | Rua Campos Salles, 2188, Jd. América II – Valinhos/SP

Nenhum comentário: