sábado, 10 de março de 2018

“Curtas de Animação” leva a arte de fazer desenho animado para alunos da rede pública de Campinas e Hortolândia - SP.

Alunos de Hortolândia participando do primeiro dia do projeto
 "Curtas de Animação" na cidade.


Projeto cultural com oficinas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas tem apoio do ProAC/ICMS e patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri

Com mais de 40 anos de atuação e mais de 2500 oficinas no currículo por todo o Brasil e vários países do exterior, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas segue com o projeto cultural “Curtas de Animação – 2ª edição” para uma série de atividades em escolas públicas de Campinas e Hortolândia no mês de março.

Em Hortolândia, a oficina já começou e segue até o dia 14 de março na E. E. Prof.ª Maria Cristina de Souza Lôbo, no Jardim Nova Europa. Em Campinas, as oficinas acontecem entre os dias 19 e 23 na E. E. Prefº. Messias Gonçalves Teixeira, no Jardim Nova Aparecida. Ao longo do projeto, os alunos vão empregar a técnica do desenho animado em papel, para produção de um curta-metragem de autoria coletiva.

“Em cada escola teremos um grupo de 15 alunos das últimas séries do ensino fundamental, selecionados pelos educadores, que serão responsáveis por todas as etapas da construção do filme, ou seja, do roteiro aos desenhos (que serão feitos nas mesas de luz), passando pela etapa de digitalização e finalização”, explica Mauricio Squarisi, codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. “Nossa maior preocupação nas oficinas, sejam elas para crianças ou adultos, é estimular o encontro da sua identidade gráfica, seu traço próprio, sem modismos, pois é aí que reside a verdadeira característica do artista”, comenta Wilson Lazaretti, que também dirige o Núcleo.

“Curtas de Animação – 2ª edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em parceria com a Direção Cultura, apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS e patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri em Campinas e Hortolândia.

Ainda em março, o projeto segue para Cotia, dentro do Projeto Âncora, uma Associação Civil de Desenvolvimento Social por meio de inovação em educação, voltada à crianças e adolescentes de baixa renda de Cotia e região, que oferece atividades educacionais, culturais, artísticas e esportivas na construção de comunidades de aprendizagem.

Após serem finalizados, os filmes serão exibidos nas escolas em sessão aberta para o público em geral, pais e demais alunos. Em Hortolândia, o resultado final da oficina será apresentado no dia 26 de abril; em Campinas, no dia 19 de maio.

Além da exibição dos filmes, o resultado das oficinas e o making-off ficará registrado em DVD. “Essa apresentação final é extremamente importante dentro do projeto. Durante a oficina, os alunos estão envolvidos com os processos, descobrindo as etapas da produção. Portanto é nessa sessão final, ao ver o filme concluído, que eles, de fato, têm a dimensão do trabalho realizado. O impacto de ver seu filme concluído geralmente é cercado de emoção, orgulho e satisfação. Além de ver seu nome nos créditos finais dos filmes, eles vão rever todo o processo, assistindo ao making-off”, finaliza Squarisi.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Argentina, Croácia, Suécia, entre vários outros. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

Sobre a Direção Cultura

Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil

Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.


Assessoria de Imprensa do Núcleo
A2N COMUNICAÇÃO
Andréa Alves – (19) 3296-2949

Nenhum comentário: