sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

WORKSHOP EFEITO HQ – OS QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO – INDAIATUBA - SP

Foto Benedito Nicolau

Acontece no próximo dia 14 de abril das 9 às 12h  no Teatro Estrada em Indaiatuba, o 1º “Workshop Efeito HQ – Os Quadrinhos na Educação”.A palestra será ministrada pela Doutora em Ciências da Comunicação (Eca/USP) e Escritora Sonia Bibe Luyten e pelo Jornalista e Cartunista Jal – José Alberto Lovreto.

O evento realizado pelo Estúdio EMT é destinado a professores, educadores, estudantes e profissionais da área educacional, que receberão dos palestrantes informações sobre o “Projeto Efeito HQ” que consiste no ensino das Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar.

Para se inscrever no Workshop os interessados devem entrar no Site: www.hqfest.blogspot.com.br , onde encontrarão todas as informações, bem como a ficha de inscrição.

 As vagas são limitadas e o custo da inscrição é de R$ 55,00 por pessoa.
Os inscritos terão direito a coffe-break e receberão no término os certificados de participação, assim como o link do livro digital “Efeito HQ” para baixarem gratuitamente.
O “Projeto Efeito HQ” visa aplicar histórias em quadrinhos e humor gráfico como uma saída inteligente, direta e funcional. 

O único custo é um simples treinamento dos professores e basta papel e lápis para começar.Muitos professores já usam a linguagem dos quadrinhos em sala de aula, mas de maneira empírica. Sabem que é algo que os aproxima dos alunos e gera um espírito de colaboração.

Sobre os Autores
Sonia M. Bibe Luyten é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo com tese sobre mangá.  
Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP (1972-1984), professora convidada da Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka e Tóquio – Japão, da Universidade Real de Utrecht - Holanda e professora convidada da Universidade de Poitiers – França. Foi professora e Coordenadora do curso de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Católica de Santos. Foi professora do primeiro curso universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil, com início em 1972 na Escola de Comunicações e Artes da USP e criadora do primeiro núcleo de estudos sobre mangá no Brasil na década de 1970. Autora de centenas de artigos e dos livros Comunicação e Aculturação, Histórias em Quadrinhos – Leitura Crítica, O que é Histórias em Quadrinhos, Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses e Cultura Pop japonesa: animê e mangá. Obteve vários prêmios por sua pesquisa em Histórias em Quadrinhos no Brasil e no exterior. Foi presidente do Troféu HQMIX e atualmente presidente da comissão de teses de TCC, Mestrado e Doutorado sobre Quadrinhos e humor Gráfico do Troféu HQMIX

Jal - José Alberto Lovreto é jornalista/cartunista e nasceu em 1955 em São Paulo – Capital. Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973 publicando seu
personagem Zélio O Repórter no Suplemento QUADRINHOS. Depois trabalhou em diversos veículos de mídia como TV TUPI, O Estado de São Paulo, DCI-City News, Jornal The Brazilians (NY), TV Cultura, TV Manchete, TV Bandeirantes, TV SENAC/SESC, TV Gazeta, Pasquim, Pasquim 21, Revista Bundas, Revista Semanário, rádio Tupi e USP entre outros. Publicou em diversas revistas e jornais pelo Brasil e exterior. Sua série “Pequenos Pecados” foi publicada na revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica). Ganhou diversos
prêmios como do jornal japonês Asahi Shimbun como um dos melhores cartunistas do ano (1981) e o troféu Vladimir Herzog de Direitos Humanos por seu trabalho na Campanha Diretas Já (1984). Atualmente tem uma empresa de comunicação e é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil. Sua empresa presta serviço para Mauricio de Sousa na área de comunicação. Junto com Gualberto Costa criou o Troféu HQMIX, atualmente em sua 28º edição e considerado o “Oscar dos quadrinhos”.

SERVIÇO:

WORKSHOP EFEITO HQ – OS QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO
Dia 14 de abril das 9.00 as 12.00 horas
Inscrições: R$ 50,00
Local : Teatro Estrada
R. Dr. Oswaldo Cruz, 807 - Cidade Nova I
Telefone: (19) 3392-4799

Nenhum comentário: