quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Projeto Radioatividade de Autores - Atômic Editora e HQ Point

Divulgação

A Atomic é uma editora artesanal de quadrinhos, criada em 2013. Originária no fanzine Quadritos (1987), foi justamente a edição número 10 desta publicação que marcou a inauguração do selo, que passaria a publicar a seguir a coleção de álbuns denominada Monstros dos Fanzines, compilação de HQs de artistas oriundos dos anos 80, como Joacy Jamys, Flávio Calazans, Laudo Ferreira Jr e Luciano Irrthum. Editou também quatro álbuns de Mozart Couto (Depois da Escuridão, Os Guerreiros de Hakan, Samurai e Brakan) além de trabalhos de Júlio Shimamoto (Sombras Completo) e Emir Ribeiro (Michèlle a vampira). Estão a caminho em 2018 novas edições do fanzine Quadritos (30 anos), Monstros dos Fanzines e álbuns de Laudo, Emir e Shimamoto.

Especializada em quadrinhos on-demand, a editora trabalha com tiragens entre 50 e 120 unidades e acabamentos em grampo e lombada PUR. Em um mercado segmentado, cada vez mais fechado em nichos, poder investir na medida e sem comprometer o orçamento é uma saída que vem adotando desde sua criação, com bons resultados.

E é esta estrutura digital que está disponibilizando aos novos autores publicarem seus trabalhos. Com preços incríveis e serviços de apoio na edição e mesmo venda dos álbuns e revistas. Podendo também ser parceiro em seu projeto, financiando parte ou mesmo 100% do mesmo.

COMO FUNCIONA

Se você ficou interessado em publicar seu álbum com a Atomic Editora em parceria com o blog HQ Point, basta enviar um PDF do trabalho para que possamos avaliar (atomiceditora@gmail.com e hqpoint@gmail.com). A partir da análise e opinião dos editores Marcos Freitas e Paulo Cesar Castilho, vamos retornar com uma proposta para publicação de seu quadrinho, que pode ser tanto o financiamento 100% como parte do mesmo, disponibilizando nossa estrutura, tanto na diagramação e edição, como no apoio logístico e vendas através da loja virtual da HQ Point e Comics parceiras na distribuição de nossos produtos.

CATEGORIAS DE PARCERIA

A100 – Financiamento de 100% do projeto, com tiragem inicial entre 50 e 120 unidades. O autor recebe entre 5 e 10 exemplares e mais royalties sobre o valor bruto de capa na ordem de 5%, pagos integralmente em até 90 dias a contar do fechamento do contrato. A venda, divulgação e distribuição fica com a Atomic e HQ Point.

A50 – Financiamento de 50% do projeto, com tiragem inicial entre 50 e 120 unidades. Nesta modalidade o autor paga a impressão de 50% da tiragem escolhida e o restante 50% é financiado pela Atomic e HQ Point. A parte do autor será enviada via correio (paga pelo mesmo) e restante terá venda, divulgação e distribuição a cargo da Atomic e HQ Point, com royalties na ordem de 5% do valor bruto de capa, pagos integralmente em até 90 dias a contar do fechamento do contrato.

A30 – Financiamento de 30% do projeto, com tiragem inicial entre 50 e 120 unidades. Nesta modalidade o autor paga a impressão de 70% da tiragem escolhida e o restante 30% é financiado pela Atomic e HQ Point. A parte do autor será enviada via correio (paga pelo mesmo) e restante terá venda, divulgação e distribuição a cargo da Atomic e HQ Point, com royalties na ordem de 5% do valor bruto de capa, pagos integralmente em até 90 dias a contar do fechamento do contrato.

A10 – Financiamento de 10% do projeto, com tiragem inicial entre 50 e 120 unidades. Nesta modalidade o autor paga a impressão de 90% da tiragem escolhida e o restante 10% é financiado pela Atomic e HQ Point. A parte do autor será enviada via correio (paga pelo mesmo) e restante terá venda, divulgação e distribuição a cargo da Atomic e HQ Point, com royalties na ordem de 5% do valor bruto de capa, pagos integralmente em até 90 dias a contar do fechamento do contrato.

APOIO ESTRUTURAL ATOMIC E HQ POINT

Em todas as modalidades o autor poderá solicitar os serviços de diagramação e arte final, sem custo nenhum ao orçamento final. O PDF final é aprovado pelo autor e somente depois a impressão é feita. O arquivo digital (em baixa e alta resolução) é enviada ao autor que poderá efetuar a venda digital através do mesmo.

Quem desejar deixar os exemplares ou parte, para venda consignada em nossa loja virtual, poderá utilizar o serviço de distribuição e venda à cargo da HQ Point, com as menores taxas de comissão do mercado em 25% valor de capa. Depósitos bimestrais.

Os preços para impressão e acabamento são bem abaixo dos valores de mercado. A idéia principal, além do lucro inerente a atividade, é fomentar a publicação de quadrinhos brasileiros e dar oportunidade aos autores que estão começando ou fora do mercado editorial, e abrir às portas ao surgimento dos novos talentos engavetados.

O PROJETO RADIOATIVIDADE DE AUTORES TEM PRAZO PARA ACABAR?

A princípio não. Vamos manter a estrutura editorial da Atomic e HQ Point por tempo indeterminado. Mas nada na vida é para sempre. Então, vamos lá... ‘bora lá desengavetar aquele trampo...

Marcos Freitas e PC Castilho – Fevereiro de 2018 (Release)

Nenhum comentário: