segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Editora Adonis publica mais uma obra vencedora do Concurso Agostinho de Cultura

A princesa e a sombra do duende é vencedor da categoria
Leitor em processo e tem lançamento neste domingo

Histórias clássicas de princesas todos nós conhecemos, mas uma princesa que vive à sombra de um duende e que tem um narrador que pode alterar o desfecho da história só mesmo no mais recente lançamento da Adonis. A princesa e a sombra do duende, vencedor do Concurso Agostinho de Cultura, tem lançamento no próximo dia 22 de novembro na Gostinho de Leitura, instalada no Zoo de Americana.
A trama presente no livro se desenvolve em torno da princesa que fabricava sonhos e do duende, que chegou de mansinho e se tornou companhia inseparável da princesa. Essa relação entre os dois é revelada nas páginas do livro e se mostra um pouco doentia quando a princesa se vê aprisionada na sombra dele. “A princesa e a sombra do duende é um livro que fala de sonhos, perseverança, afetos, companheirismo. O livro é para crianças, mas posso até dizer que, como em toda linguagem literária, existe um subtexto também direcionado aos adultos”, revela Rosane Nicolau, autora da obra.
A princesa e a sombra do duende é a estreia da escritora carioca na literatura infantil. “Já havia escrito dois livros de contos para adultos quando decidi partir para uma nova experiência – na verdade um desafio – construir uma narrativa para crianças. Foi assim que surgiu a história. Um trabalho de descobertas de ideias, de linguagem no universo infantil. Uma viagem profunda no mundo da fantasia”, explica Rosane.
Bibliotecária, Rosane, que sempre se viu cercada por livros, ressalta a importância do incentivo à leitura por parte dos pais. “O contato com o ‘objeto livro’ desde os primeiros anos de vida é fundamental para despertar o interesse pela leitura. Acredito que esse estímulo deva vir não somente dos pais, mas de toda a família. Lembrando que a escola tem um papel fundamental também, porque é lá que as crianças também terão a chance de aprofundar o gosto pela leitura”. Diante de um mundo consumido pela tecnologia, e lançando pela primeira vez uma obra infantil, Rosane acredita que seja hora não de nadar contra a corrente, mas utilizar-se das possibilidades. “O livro em papel terá sempre lugar, mas temos de admitir que existem novas fronteiras que estão de apresentando para o hábito da leitura. Os eBooks e seus similares perpetuam e renovam o contato com a literatura. Os bibliotecários têm novas missões pela frente”, afirma.
Vencedor da categoria Leitor em processo, A princesa e a sombra do duende é o quinto, e último, livro a ser editado por meio do 4º Concurso Agostinho de Cultura. No dia do lançamento, no Zoo, a escritora partilha a história com os presentes, sorteia três exemplares da obra e fica disponível para autógrafos. Distribuição gratuita de pipocas e atividades de musicalização com as crianças fazem parte do evento, que acontece durante o projetoLeitura com Pipoca.

Lançamento A princesa e a sombra do duende
Dia 22 de novembro, às 10h, durante o Leitura com pipoca, na Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana. 
EMT - Divulgação

Nenhum comentário: