segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Homenageado - Lourenço Mutarelli - HQMix 2015

Um dos principais homenageados do Troféu HQMix, o escritor Lourencio Mutarelli comenta em entrevista seu afastamento e porque não dizer renuncia ao mundo das HQs.
O artista cedeu uma entrevista ao jornalista Guilherme Solari do Bol.com.br comentando a homenagem recebida e as razões que causaram seu afastamento dos quadrinhos nacionais, o proprio é taxativo quando fala de sua carreira nos Quadrinhos: “Eu tenho tentado não participar de nenhum evento de quadrinhos. Se eu sou referência, acho que não vou continuar sendo por muito tempo, porque eu falo muito mal de tudo isso. Vou ser amaldiçoado. Eu não tenho mais relação com esse mundo…”
“Eu era outra pessoa”, diz Lourenço Mutarelli sobre sua carreira como quadrinhista. “Tenho fetiche por essa coisa do cara que sai para comprar cigarro e some. Larga a sua vida antiga inteira para trás”, disse ao UOL o também escritor e ator. Agora, às vésperas de ser homenageado por sua obra no prêmio HQ Mix 2015, que será entregue neste sábado (12) e cujo troféu desse ano é uma escultura do detetive Diomedes, seu personagem, o ícone dos quadrinhos underground realmente parece ter deixado as HQs para ir comprar cigarro e nunca mais voltado.
Com origem nos fanzines oitentistas, o autor publicou quadrinhos como “Transubstanciação”, “A Confluência da Forquilha”, “Eu te Amo Lucimar” e a “Trilogia do Acidente”, com o personagem detetive Diomedes, entre outras. Todas com temática grotesca e ilustradas com um traço que enfatiza de propósito a feiúra.
Ninguém consegue ler os seus quadrinhos confortavelmente, nem ele próprio. “O desenho me incomoda, o que eu fazia antes me incomoda”, disse. “Eu acho que esse traço é bom no sentido que ele é muito íntegro com o universo que ele relatava. Ele dava muito a atmosfera daquele ambiente. Por isso não é ruim. É ruim porque desgasta. De verdade, eu era outra pessoa. Quando eu me lembro do que eu fazia, parece que não era eu, era um cara que eu conhecia. E que eu conhecia vagamente.” Veja o texto completo AQUI. Visto no Zine Brasil. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: