sábado, 20 de junho de 2015

Gibiteca de Santos abre exposição em homenagem aos 40 anos da obra de Moacir Torres


A Gibiteca Municipal de Santos “Marcel Rodrigues Paes” abre neste dia 27 a exposição “40 anos da Turma do Gabi”, em homenagem aos personagens criados pelo quadrinhista e ilustrador Moacir Torres. A abertura será às 17h00 na própria Gibiteca com entrada gratuita.

A mostra é uma realização em parceria com o Estúdio Moacir Torres (EMT), a exposição traz mais de 30 peças com artes do próprio Torres, mas também de outros artistas de artistas consagrados de diversos Estados do País e também da Argentina.

Participam da exposição: Mario Cau, Marcos Gratão, Jorge Araujo, Marcelo Marão, Júlio Magá, Marcio Meyer, Paulo José, Nestablo Ramos, Xavier, Bira Dantas, Luke Ross, Gustavo Machado, Manoel Dama, Verde, Laudo, Antonio Tenório, Spacca, Paulo Borges, Pat Menghi, Jal, Mastrotti,
Aluir Amâncio.
.
Criada em 1975, a Turma do Gabi foi lançada como tirinha de jornal na região do Grande ABC, no interior de São Paulo um ano depois. Mas, somente em 1997 a Turma virou uma revista em quadrinhos. Chegou a ter nove edições com circulação nacional, um feito para a época. Até hoje, os personagens de Moacir Torres são usados em livros didáticos, campanhas educativas e quadrinhos para crianças.

Com um traço simples e cheio de movimento, Torres criou uma turma de crianças que se diverte e passa mensagens positivas ao mesmo tempo. Apesar da “idade”, Gabi, Geninha, Bacana, o vira lata Fred, o palhaço Piruquinha, Lorenço e o gato Malucats ainda são personagens muito queridos pelo Brasil afora.

Moacir Torres nasceu em Agudos, no interior de São Paulo em 1957, mas desde 1993 mora em Indaiatuba. Começou como desenhista na TV Cultura em 1974. Em 1978 fundou a Editora Taturana, que publicou dezenas de títulos, além de jornais como o "Jornal da Taturana" e "Tempo Livre". Criou e publicou revistas em quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis.

Duas revistas criadas por ele foram lançadas na Espanha e em Portugal. Atualmente ministra oficinas de desenho infantil e produzindo revistas de atividades, passatempos e quadrinhos para vários jornais brasileiros, além de animações da Turma do Gabi.

A Gibiteca de Santos é um equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, a SECULT, e fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no bairro do Boqueirão. Mais informações no telefone 3288-1300.

Nenhum comentário: