segunda-feira, 27 de abril de 2015

História em quadrinhos ajuda crianças a lidar com o divórcio


Pai e mãe decidem se separar e chamam o filho para conversar. Ele fica triste, zangado, mas encontra duas pessoas que o ajudam a perceber que o divórcio dos pais não precisa gerar vergonha, nem significa afastamento da família. E que seus pais, assim como ele próprio, também estão sofrendo e merecem ser compreendidos. Esse é o mote do gibi Turminha do Enzo que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está disponibilizando no seu portal, com o objetivo de ajudar as famílias durante um processo de separação. A publicação está à disposição dos tribunais e dos cidadãos na página do CNJ.
“O gibi é uma ferramenta para conscientizar a criança. Muitas vezes ela está perdida pois os pais, envolvidos com sua crise, esquecem de esclarecer a situação ao filho. Por isso, nossa cartilha alerta para a importância da conversa. É uma forma também de sensibilizar os pais”, diz o conselheiro Emmanoel Campelo, coordenador do Movimento pela Conciliação do CNJ, que promove as Oficinas de Parentalidade em todo o Judiciário.
Em 2014, o CNJ elaborou a Recomendação nº 50, sugerindo aos tribunais que adotassem as Oficinas como política pública para prevenção e resolução de conflitos familiares, dentre outras iniciativas. Com o lançamento do gibi, o CNJ completa o material criado nas Oficinas da Parentalidade, que vem ajudando casais e filhos a passarem pela difícil fase da separação conjugal.
“A história de Enzo personifica todas as crianças que enfrentam essa fase”, afirma a juíza da 2ª Vara da Família e Sucessões e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos de São Vicente, Vanessa Aufiero da Rocha, responsável tanto pela elaboração do gibi como também das Cartilhas do Divórcio, direcionadas a jovens e adultos. Continue lendo o texto clicando aqui: ZineBrasil. 
  EMT – Divulgação

Nenhum comentário: