terça-feira, 11 de novembro de 2014

Lançamento da Adonis propõe cuidados para com os livros


Em nova obra, O bicho do livro, Cristina Lazaretti coloca leitores como guardiões desse elemento responsável pelo encanto e conhecimento

Com objetivo de ressaltar a importância da leitura e ao mesmo tempo propor cuidados para com os livros, o mundo onde os personagens vivem, a escritora Cristina Lazaretti publica, pela Editora Adonis, sua mais recente obra O Bicho do livro, que tem lançamento marcado para o próximo domingo, 16 de novembro, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.

A obra conta a história do Bicho do livro, um ser, que como o próprio nome já entrega, adorava se alimentar de livros. O personagem que dá título ao livro surgiu na casa de Otávio, um senhor apaixonado por histórias, que vivia cercado de fadas, príncipes, princesas, dragões e outros seres encantados, até partir desse mundo. Os personagens que até então saiam das histórias para conviver com o velhinho, a cada nova leitura, ficaram agora trancafiados dentro dos livros, esquecidos na estante. E foi nesse silêncio e pó, que nasceu o bicho do livro, devorando palavras, frases, capítulos...

A proposta de Cristina Lazaretti é despertar nos leitores o zelo para com um bem tão precioso, capaz de multiplicar encantos e conhecimento, além de fazê-los compreender que o livro é o mundo onde os personagens vivem. “A obra surgiu para trabalhar nas crianças os cuidados necessários para com os livros e para que assim como a história, apresentada em O bicho do livro, elas fossem motivadas a ler. De imediato pensei em uma história que incentivasse a leitura, depois criei um mascote, um elo que mexesse com a razão e sensibilizasse para mudanças de atitudes, o bicho do livro. Convidei as crianças para que fossem guardiãs dos livros e que não permitissem que nada de mal acontecesse com o mundo dos personagens”, revela Cristina.
Assim como os outros livros já publicados por Cristina Lazaretti, O bicho do livro também foi apresentado na Casa do Conto – casa de contar histórias, mantida pela Secretaria Municipal de Educação de Americana/SP – nos anos de 2009 e 2010. Na ocasião os relatos das professoras que ouviram a história com seus alunos foram de mudanças dentro da sala de aula. “Essa história foi o maior público que já recebemos. As professoras reclamavam muito que seus alunos rasgavam, jogavam, enfim, destruíam os livros, eles eram os próprios bichinhos dos livros. Após a história, vários foram os relatos de mudanças dentro da realidade escolar com respeito ao livro”, revela.

No dia do lançamento, no próximo domingo, durante o projeto Leitura com Pipoca, Cristina Lazaretti partilha com os presentes a história O bicho do livro, enquanto pipocas são distribuídas gratuitamente. Exemplares da obra serão sorteados e a escritora permanecerá até às 12h para autógrafos.

A obra O bicho do livro está disponível no site da Editora Adonis com preço promocional de lançamento (http://www.editoraadonis.com.br/loja/produto/o-bicho-do-livro-280) e no quiosque Gostinho de Leitura.

Serviço: Lançamento O bicho do livro
Dia 16 de novembro, das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura - Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana/SP.  EMT - Divulgação

Nenhum comentário: