quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Lançamento - “O Imortal”, adaptação do conto de Machado de Assis é lançada pelos Alunos do Cemti – PI


Durante cinco meses, alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral – Cemti Didácio Silva se encontravam aos sábados para participar da oficina de quadrinhos ministrada pelo quadrinhista Bernardo Aurélio. Como fruto dessa oficina, nasceu a adaptação da obra de Machado de Assis, “O Imortal”.
“Selecionamos alunos com aptidão para o desenho que se interessassem pelo projeto. Na oficina, foi ensinada a linguagem dos quadrinhos. Todos leram a obra e a adaptamos para os quadrinhos”, conta Bernardo. Ainda segundo ele, essa iniciativa trouxe três ganhos, pois os alunos “tiveram contato com Machado de Assis; aprenderam uma nova linguagem e ainda publicaram o seu primeiro livro”.
O Secretário de Educação, Alano Dourado, que esteve presente no lançamento da História em Quadrinhos (HQ), disse que não tem como mensurar iniciativas como essa. “Esse tipo de projeto contribui no incentivo a leitura, como foi o caso dessa obra de Machado de Assis. A Seduc (Secretaria da Educação e Cultura do Piauí) contribuiu com a impressão e a parte gráfica do projeto”, explica do secretário.
De acordo com o professor Patrício Oliveira, idealizador da oficina, o objetivo dessa iniciativa foi de “estender o interesse dos alunos pela leitura e pelos autores clássicos do Brasil, além de incentivar a produção de Histórias em Quadrinhos”.
Já Sâmia Suenne, uma das alunas que participou da oficina, diz que “tinha uma noção de desenho. Na oficina fizemos esboços, cada um trouxe o seu jeito de desenhar. Agora já publicamos um livro e pretendo continuar desenhando”, completa.
A HQ foi lançada na terça (14), no Cemti Didácio Silva, zona sudeste de Teresina, com apoio da Seduc e do Núcleo de Quadrinhos.
O Imortal
O conto “O Imortal”, de autoria do escritor brasileiro Machado de Assis, foi lançada em 1882 como sendo continuação de “Rui Leão”, publicado dez anos antes. A narração conta a história d o Dr. Leão que ganhou a imortalidade ao beber um elixir. A imortalidade trouxe para Rui Leão muitas aventuras, mas também muita dor.
Confira a matéria com mais fotos no site Capital Teresina. Fonte: Zine Brasil. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: