segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Lançamento Murundum - Coleção Bichos de Estimação - Editora Adonis


História de uma tartaruga, narrada por uma águia, traz informações para facilitar as relações com pets

Editada e publicada pela Adonis em fevereiro do ano passado, a coleção Bichos de Estimação ganhou neste mês de outubro mais um título. Agora a obra Murundum, escrita por Renata Sieiro Fernandes, se une aos quatro livros já publicados por meio da coleção sobre histórias de animais de estimação. O livro tem lançamento marcado para o dia 12, em Cordeirópolis e dia 26, em Americana.
Assim como os demais livros da coleção Bichos de EstimaçãoMurundum também ganhou ilustrações do americanense Paulo R. Masserani para dar vida às aventuras de uma tartaruga, narrada pelos olhos de uma águia.
Murundum é a personagem principal da obra que leva seu nome. A tartaruga ganhou esse nome por conta de sua carapaça ser semelhante às lombadas das cidades. Assim como os demais livros da coleção, Murundum partiu da história real da escritora e sua tartaruga de estimação. “Todas as histórias que eu conto no livro são reais, entretanto, nem todas aconteceram com a Murundum. Centralizei nela todas as histórias que vivi, ouvi e presenciei com tartarugas minhas, de vizinhos ou amigos”, revela Renata.
A escolha pela águia como narradora partiu da possibilidade desta poder observar todas as ações da tartaruga do alto; um ser humano não estaria presente em tantos momentos e lugares. “Queria um observador externo que pudesse presenciar todas as histórias vividas pela Murundum. A águia, além de ser mitologicamente o mensageiro da terra com o céu, ou entre o terreno e o divino, tem olhos e ouvidos aguçados  e me cabia bem nesse ponto de referência com o narrador  e poder contá-la”, explica Sieiro. 
Para a escritora, as muitas situações vividas pela tartaruga retratadas no livro Murundum têm objetivo de levar ao leitor informações para facilitar as relações com quem tem um réptil como a tartaruga em casa ou pretende ter. “Ler essa história e se envolver com o que é narrado possibilita ao leitor o conhecimento de como é ter no ambiente doméstico um bicho de sangue frio, um bicho que, embora pareça não se importar com seres humanos, interage com eles a sua maneira e ensina modos de ser cuidado e de convívio agradável e benéfico. A gente sempre aprende mais sobre a gente quando tem bichos de estimação”, completa. 
Murundum tem lançamento marcado para o dia 12 de outubro, das 9h às 16h, durante a festa literária LITEART que acontece na praça central de Cordeirópolis/SP. Já no dia 26, o lançamento acontece das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura, localizado no Zoo de Americana. A programação dos dois eventos envolve distribuição e sorteio de exemplares da obra e presença da escritora para autógrafos.
Levantando a bandeira da posse responsável, a coleção Bichos de estimação reúne quatro livros (O aroma de AmoraBranco e com nome de chocolateA cachorra que não era triste nem azul e Maria Manuela e Flor, as gatas da árvore estranha) com histórias reais que envolvem seus escritores e pets.
Lançamento em Cordeirópolis
Dia 12 de outubro, das 9h às 16h, durante o LITEART
Praça Comendador Jamil Abrahão Saad (Praça Central)
Lançamento em Americana
Dia 26 de outubro, das 10h às 12h, durante o Leitura com Pipoca, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana
Disponível no site www.editoraadonis.com.br/loja e no quiosque Gostinho de Leitura (Zoo de Americana) com preço promocional de lançamento

Nenhum comentário: