quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Lançamento - Esses adolescentes de hoje... - Luciene Tognetta e Vanessa Fagionatto Vicentin


                O livro Esses adolescentes de hoje..., que chega nesta semana às estantes pela Editora Adonis, é a expressão do desalento geral tendo em vista tantos problemas nas relações entre as pessoas, manifestados sob a forma de violência, agressividade, incivilidade, indisciplina e bullying. Com organização de Luciene Tognetta e Vanessa Fagionatto Vicentin, a obra traz perspectivas de diferentes autores que oferecem uma instigante reflexão sobre a formação adolescente e a convivência ética na escola. O lançamento do livro acontece nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, às 15h, durante o Congresso Baiano em Educação Moral (COBEM) em Feira de Santana/BA.
               
                Diante do desafio da educação moral e de questionamentos sobre de quem é a responsabilidade de educar para a convivência ética que permeia as conversas entre pais e professores, Esses adolescentes de hoje... apresenta a escola, em parceria com a família, como responsável pela formação ética de seus alunos, sendo um dos espaços essenciais para a construção de estratégias de solução de conflitos.
A obra chega para contribuir como recurso teórico para que educadores tenham condições de lidar com as situações de desrespeito que ocorrem sistematicamente nas salas de aula. São 256 páginas que expõem em 8 capítulos a importância da escola na formação ética de seus alunos, apresentando alguns procedimentos morais que pretendem promover a reflexão em grupo sobre os valores da sociedade e, consequentemente, favorecer a formação de pessoas mais justas e generosas.
  
Com textos de autoridades quando o assunto é Educação Moral (Telma Vinha, Denise Tardeli, Adriana Regina Braga, Adriana de Melo Ramos, os espanhóis José María Avilés Martínez e Natividad Alonso Elvira, Patrícia Unger Raphael Bataglia, Sonia Maria Pereira Vidigal, Thais Leite Bozza, Vanessa Fagionatto Vicentin e Luciene Tognetta) e prefácio de Paulo Goergen, o livro Esses adolescentes de hoje... oferece alguns caminhos para que o professor possa colaborar com a formação moral e ética dos educandos. “A dinâmica das aulas ministradas para adolescentes e jovens pode e deve ser organizada para favorecer o diálogo e a argumentação em busca do desenvolvimento do pensamento crítico e autônomo em uma fase em que tais sujeitos estão consolidando sua personalidade e fazendo escolhas sobre quem querem ser. Diante das incertezas encontradas em tantas escolas cujo protagonismo infantojuvenil não é vigente, temos ao menos esperanças de que a formação de nossos educadores possa se encaminhar para tal propósito”, escrevem as organizadoras, Luciene e Vanessa, na apresentação do livro.

Em consonância com a expressão “esses adolescentes de hoje”, a obra pretende mostrar que o caminho para melhoria da convivência na instituição educativa está na formação ética das pessoas, na qual a escola tem papel fundamental.

                Com lançamento marcado para a próxima sexta-feira (26), às 15h, durante o Congresso Baiano em Educação Moral, o livro Esses adolescentes de hoje... pode ser adquirido também no site www.editoraadonis.com.br/loja. A obra está sendo lançada simultaneamente na versão impressa e também na versão digital (eBook). EMT - Divulgação

Nenhum comentário: