quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Lançamento - Lilavati: dos palcos para as páginas da obra vencedora do 4º Concurso Agostinho de Cultura

Inspirada no matemático indiano Báskara, a obra dá ênfase a busca de pai e filha pela felicidade e tem a matemática como pano de fundo

Muito se falou e se escreveu a respeito da vida, do casamento e da filha do matemático indiano Báskara. Uma das versões inspirou o escritor, diretor, ator e dramaturgo Atílio Bari para escrever Lilavati, obra vencedora da categoria Neoleitor da quarta edição do Concurso Agostinho de Cultura/2013. O lançamento acontece no próximo domingo, dia 31 de agosto, das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura, instalado no Zoo de Americana.

O livro Lilavati apresenta ao leitor a história da primogênita de Baskára, que assim como a lenda, sua infelicidade no amor foi demonstrada pelos astros logo após seu nascimento. Orientados por um oráculo, quando se completou 12 dias após os 12 anos de Lilavati, às 12 horas, Báskara e a filha deveriam estar em Dravira, e assim, quem sabe, encontrar a felicidade da menina.
A versão que inspirou Atílio Bari a escrever Lilavati foi a citada na obra infanto-juvenil O Homem que calculava, de Malba Tahnan. “Li ainda na infância e me marcou profundamente, a ponto de décadas mais tarde, adaptá-lo para o teatro numa encenação que levamos aos palcos por muito tempo. Nessa peça a história de Lilavati ainda não aparecia, mas ela ficou pulsando, à espera do seu momento vir à tona”, explica Atílio, que antes mesmo de escrever a obra, criou e dirigiu o espetáculo Lilavati: uma aventura das Índias... E de outros lugares também!.

A ideia para a história contada nas páginas de Lilavati surgiu inicialmente nos palcos em 1994, quando ganhou sua primeira montagem, porém o romance retratado no livro lançado este mês só se encontra na obra inédita inscrita por Atílio no Concurso Agostinho de Cultura. “Ela nasceu inicialmente como peça teatral, numa linguagem atraente às crianças, destacando principalmente a origem dos sinais matemáticos, dos cálculos com os dedos e outras curiosidades do desenvolvimento da matemática. Porém, enquanto que no teatro dávamos ênfase aos fatos relacionados à matemática usando como pano de fundo a lenda de Lilavati, o foco desta obra é diferente, a matemática surge como segundo plano para contar o esforço de um pai abnegado em busca da felicidade da filha”, explica o escritor.

Acontece: Lançamento Lilavati
Dia 31 de agosto, das 10h às 12h, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana

Disponível no site www.editoraadonis.com.br/loja e no quiosque Gostinho de Leitura. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: