segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lançamento - A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos - Editora Nemo


A lenda da Sereia Iara é uma das mais belas e conhecidas do folclore brasileiro. Agora, é possível conferir essa lenda recontada em Quadrinhos, com o titulo A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos, lançamento da Editora Nemo. Escrito e desenhado pelo pernambucano Silvino, segundo informações do release o álbum traz uma história de amor e terror, inspirada nas narrativas indígenas brasileiras. Com dinamismo e dramaticidade a cada página, esta versão em quadrinhos reúne um traço moderno e uma história tradicional, abordando um tema ao mesmo tempo muito brasileiro e bastante universal.
Iara era uma bela índia que, por se destacar na caça e ser elogiada pelo pai, despertou a inveja e o ódio de seus irmãos. Eles planejam sua morte, mas ela descobre o plano e resolve matá-los para se defender, fugindo em seguida para a mata. Contudo, seu pai a captura e, como punição, a joga no rio. Os peixes a salvam e a Lua a acolhe como filha, transformando-a na mitológica Iara, a mãe d’água. A partir daí, ela usa sua beleza e seus cantos fascinantes para cativar os corações dos homens e levá-los à morte.
O pajé Kapot, um dos raros sobreviventes à atração da sereia, conta aos mais jovens a lenda da Iara com o intento de fazer com que eles tomem cuidado para não serem seduzidos. Todavia, alguns não acreditam na história, como Ngoi-Tumre, filho do cacique Pa-Toit, pertencente à classe mais alta dos guerreiros. Ele quer se casar com a jovem Moema e, de acordo com os costumes da tribo Mebemokré, deve entregar uma prenda à sua futura esposa. Para demonstrar sua paixão pela amada, o valente índio, mesmo com os avisos do pai, sai de noite com seu amigo Dyokre em busca de um artefato mais brilhante que as estrelas. Entretanto, para conseguir êxito na missão, os dois vão precisar atravessar o rio e se deparam com a Iara e sua beleza exuberante. A trama assume, então, contornos bastante dramáticos.
Com um acabamento cuidadoso e linguagem atual, o álbum traz a lenda de nossos povos indígenas de uma forma atraente e dinâmica. Com uma narrativa criativa e envolvente, Silvino consegue despertar o interesse de leitores de todas as idades para uma das histórias mais fascinantes de nosso folclore.
Sobre o roteirista e desenhista – Silvino nasceu e foi criado no Recife (PE), onde estudou Geografia. Nesse curso, teve contato com a geografia cultural, com a antropologia brasileira e com estudos sobre as tribos indígenas do nosso país, bases que o levaram a escrever esta HQ. Porém, suas verdadeiras paixões sempre foram a ilustração e os quadrinhos. Assim, Silvino começou a trabalhar com desenho, tornando-se ilustrador e quadrinista profissional. Hoje, já conta com mais de uma dezena de títulos publicados. Produzindo quadrinhos, Silvino tem a possibilidade de juntar suas paixões, contando histórias como A Iara: Uma lenda indígena em quadrinhos. Fonte: Zine Brasil. EMT - Divulgação

Um comentário:

VELOSO disse...

Lançamento muito bacana!