Um tipo de publicação que fez sucesso na
década de 1990 parece voltar a encontrar público e criadores no novo século.
Nas últimas semanas, tem se multiplicado em São Paulo (SP) o número de
encontros entre quem faz e quem aprecia a arte das fanzines.
Segundo uma reportagem da Folha
de S. Paulo, só no último final de semana, ao menos uma loja de discos e
dois centros culturais promoveram eventos sobre essas publicações na cidade.
Entre os mais diversos títulos, um tema recorrente são curiosidades da capital
paulista.
O jornalista Flávio Seixlack, com a
produtora Clara Canepa, selecionaram registros fotográficos de alguns de seus
restaurantes favoritos do bairro paulistano da Liberdade. O resultado foi
retratado na fanzine “Irasshaimase” (ou “seja bem-vindo”, na saudação em
japonês). As 40 primeiras cópias do livreto foram todas vendidas, a R$ 15 cada
uma, durante a Feira Plana, evento realizado pelo Museu da Imagem e do Som
(MIS) em março.
Além deles, trabalhos do ilustrador
mineiro Rodrigo Terra sobre o comportamento da sociedade moderna (“Tempos
Modernos”) e retratos de situações típicas no transporte público paulistano
(“Bustyle”), do analista de internet Denis Fujito, são algumas das outras
fanzines que recuperam o mercado. As publicações podem ser adquiridas pelo site Bazar Zumbi, pelo Kaput Livros e pela
página no Facebook Pingando-Prés. Fonte: Michelle Ramos
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