quinta-feira, 29 de maio de 2014

Lançamento - Adonis lança “Contos que você cantou”, inspirado em canções populares

Livro de Teresa Candolo é vencedor da categoria neoleitor do 3º Prêmio Agostinho de Leitura (2012) 
Com texto vencedor do 3º Prêmio Agostinho de Cultura, Contos que você cantou, da escritora Teresa Candolo, ganha lançamento na próxima segunda, 02 de junho, a partir das 19h30, durante o projeto Samba da Maria, no Villa Scamboo.
Contos que você cantou é uma coletânea de contos inspirados em canções populares brasileiras. As 64 páginas da obra retomam o enredo da letra de dez canções selecionadas pela escritora, detalhando-as em ficções e parodias. “Trata-se da homenagem a essas músicas que fazem parte do repertório oral da população brasileira, especialmente das classes populares”, explica a escritora, Teresa Candolo.
As músicas Saudosa malocaDetalhesTango para TerezaFio de cabeloMenino da porteiraBeber, cair e levantarChega de SaudadeQuem há de dizerCanoeiro e O cantador serviram de inspiração para cada conto escrito por Teresa. As canções foram selecionadas muito mais pela memória sentimental da escritora do que por um principio lógico, como Teresa escreve no prefácio do livro, “a melhor classificação, a meu ver, é a de ‘grandes sucessos’, evocados a partir de lembranças antigas de uma criança, que moradora de cidade pequena e interiorana ouvia a ‘irradiação’ da cidade, onde tocava as canções. As mais modernas são ecos de passeio pela rua, bares e bairros”, escreve. Teresa é natural de Uchoa, pequena cidade de nove mil habitantes situada no interior paulista.
A obra Contos que você cantou é a estreia de Teresa com texto voltado para o público neoleitor. O texto da já veterana no concurso é destinado a leitores recém-formados, aqueles que acabam de sair de um processo de alfabetização, sejam eles crianças ou adultos. Teresa tem outros dois livros publicados por meio do concurso realizado pela Editora Adonis, porém são voltados para o público infantojuvenil.
A escritora
Teresa Candolo nasceu em Uchoa/SP, em 1968, onde residiu até a adolescência. É graduada em Letras pela UNICAMP, é Mestre e Doutora em Teoria e História da Literatura, na área de Literatura Medieval . Hoje é professora de Ensino Fundamental e Médio na rede pública estadual de São Paulo e na rede municipal de Campinas/SP, onde reside. Além de “Contos que você cantou”, Teresa tem outros dois livros publicados pelo selo Adonis,Contos do Chiclete (2010) e Sangue de refrigerante (2012), ambos vencedores do Prêmio Agostinho de Cultura.
Serviço:
Lançamento “Contos que você cantou”
Dia 02 de junho, a partir das 20h, durante o “Samba da Maria”
Endereço: Av. Paulista, 75 – Americana/SP
À venda no site http://www.editoraadonis.com.br/loja/produto/contos-que-voce-cantou-265 e no Quiosque Gostinho de Leitura (Zoo de Americana). EMT - Divulgação

Nenhum comentário: