terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mapa de Cultura do Rio de Janeiro: novos conteúdos e versão em inglês

 Bloco Boi Juruba, Carapebus (foto de Cris Isidoro)

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, portal oferece um mergulho na diversidade e riqueza cultural dos 92 municípios fluminenses
As caravanas do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro voltam a invadir os caminhos fluminenses. As equipes já estão novamente na estrada, visitando cidades em todas as regiões do estado, para registrar mais riquezas e diversidades da cultura do Rio. Em 2014, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro ganhará uma versão em inglês para apoiar os grandes eventos internacionais. Todo o novo conteúdo do portal www.mapadecultura.rj.gov.br, lançado há um ano, será bilíngue. Mais de 3 mil verbetes serão traduzidos e 7 mil fotos e 93 vídeos sobre a cultura do Rio de Janeiro já publicados serão legendados.
O projeto Mapa de Cultura do Rio de Janeiro registra patrimônio material e imaterial, personagens, cultura popular e os principais destaques de cada um dos 92 municípios fluminenses. Trata-se de uma grande enciclopédia digital sobre a rica cultura do estado, que inclui temas variados como o quilombo São José, em Valença; as rodas da Mana Chica de São Francisco de Itabapoana; as batalhas de MCs que movimentam os domingos de Teresópolis e as rodas de jongo, forrós e folias de reis presentes em várias cidades.
Depois de percorrer, na primeira fase, todos os municípios do estado, jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do projeto buscam novamente mais manifestações culturais, personagens e patrimônios do Rio de Janeiro. Nessa nova etapa, serão produzidos 20 vídeos, ensaios fotográficos e centenas de textos sobre a cultura de 20 cidades das 8 regiões do estado – Metropolitana, Norte, Noroeste, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.
Serão novamente visitados, até o dia 13 de dezembro, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty, Niterói, Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Disponível na web desde 2012, o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio da Petrobras e produção, coordenação e conteúdo da Diadorim Ideias, e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir do levantamento de espaços culturais, agenda fixa cultural, personagens, patrimônio material e imaterial e destaques em áreas como dança, cinema, gastronomia, circo e literatura. Fonte: Geo Comunicação: 21 2214.5221. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: