quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Evento - Livraria Cultura em Campinas recebe Ana Salvagni

Na quarta-feira, dia 11 de dezembro às 19h, a Livraria Cultura, localizada no Shopping Iguatemi, em Campinas, recebe a cantora e poeta Ana Salvagni para o lançamento do livro Fotos do Espelho. O evento, de entrada gratuita, vai contar também com a apresentação do Coral Açucena, regido pela artista.
Fotos do Espelho é o segundo livro de poemas de Ana Salvagni, que também é cantora e regente formada pelo Instituto de Artes, da Unicamp. Com 72 páginas, o livro traz 30 poemas ilustrados por Eleusina Freitas, com fotos de Isabela Senatore e João Chimenton e texto de apresentação do linguista e poeta Carlos Vogt.
A figura do espelho é o traço norteador da obra. Além de estar presente em alguns poemas, ganhou maior significado a partir de uma reflexão sobre a ideia de que as pessoas, ao mirarem o espelho, recebem a imagem daquilo que sentem em relação a elas mesmas, e não do que elas puramente veem. Neste sentido, segundo a autora, a poesia pode ser como um espelho.
Seu primeiro livro de poesias, Janela sem Tranca, foi lançado em 2006 pela Editora Komedi, prefaciado pelo músico e poeta Chico César e reuniu trabalhos avulsos feitos ao longo dos anos, desde muito jovem, quando já nutria gosto pela linguagem poética.
Com carreira consolidada na área musical, Ana Salvagni possui três CDs lançados. O mais recente, Alma Cabocla, conquistou patrocínio da Petrobrás e recebeu o prêmio de Melhor Álbum Regional pelo 21º Prêmio da Música Brasileira, em 2010.
Em 2008, criou o Coral Açucena, grupo feminino independente regido por Ana, que participará do evento na Livraria Cultura com 25 vozes para interpretar um repertório bastante variado, que inclui música popular brasileira, canções de domínio público, canções do folclore português e tradicionais da África do Sul. No dia 11, o grupo também irá declamar algumas poesias deFotos do Espelho.
O projeto surgiu inicialmente como um espaço musical acolhedor a mulheres que não possuíam experiência em canto coral. Hoje, o grupo mantém sua proposta de desenvolver um trabalho focado no aprimoramento vocal e na experimentação de diferentes gêneros musicais, além de procurar levar seu trabalho a públicos que normalmente não têm acesso à música coral. Já realizou apresentações em diversas instituições educacionais, culturais e assistenciais de Campinas e participa de encontros de corais em Barão Geraldo e de cidades vizinhas. Para encerrar as atividades de 2013, o Coral Açucena faz uma apresentação gratuita também no dia 14/12, às 19h30, na Igreja de Santa Isabel, no distrito de Barão Geraldo em Campinas. Fonte: Kleber Patrício. EMT - Divulgação


Nenhum comentário: