sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Lançamento - "Letra Viva" - Editora Adonis

Publicação da Adonis tem lançamento marcado para o próximo dia 27 no Zoo de Americana

Não são distintas só as 55 criativas histórias contidas em suas 104 páginas. São diversos também, os contextos socioculturais dos 70 escritores mirins presentes na quarta edição da coletânea Letra Viva.  A obra consolida-se num efetivo espaço democrático linearizado apenas e tão somente pela teor literário relevado nos textos selecionados de visitantes que participaram do projeto “Como nasce um livro?”. A coletânea tem lançamento marcado para o próximo dia 27, das 10h às 12, no Zoo de Americana.
Letra Viva tem participação de alunos de colégios públicos e particulares das cidades de Americana, Amparo, Atibaia, Campinas, Cosmópolis, Leme, Valinhos e Vinhedo, que visitaram a Adonis, no ano de 2012, motivados pela curiosidade de desvendarem os mistérios envolvidos na produção de um livro. Ao final da visita os personagens Sherlock Holmes e Adoninha convidam os visitantes a escreverem suas histórias e enviarem à editora, por meio de carta-resposta.
Dentre os textos selecionados encontram-se criações individuais e coletivas que cumpriram os critérios preestabelecidos: história inédita, de autoria do aluno e com coerência. As obras passaram pelo crivo de profissionais do curso de Pedagogia do Unisal – unidade Americana/SP, encabeçados pela coordenadora do curso, Regiane Rossi Hilkner. “Todos os textos recebidos nos proporcionaram a construção de sentidos e o aprofundamento no universo infantil. Por esse motivo, por meio de delicada e cuidadosa leitura, foram selecionados textos com base em critérios fundamentados na presença de materiais bem escritos, envolventes, com temas interessantes e que nos convidaram a releituras.“, escreve a coordenadora no prefácio do livro.
Dentre os contos selecionados, destacam-se “Os sete pontinhos”, de Jorge Luccas Bertella do Colégio Tema, de Atibaia. “Quando soube que meu texto estava entre os  escolhidos e que foram vários enviados, fiquei tão feliz. Eu não estava tão confiante, mas queria muito tentar. Quando fiquei sabendo do anúncio... Nossa, acho até que vou continuar a escrever”, ressalta o aluno, que tem presença confirmada para o dia do lançamento.
O colégio Visconde de Porto Seguro, de Valinhos, leva 29 dos seus alunos às páginas da coletânea e quem não esconde o orgulho ao ver seus alunos no Letra Viva, é Débora de Assis Godoy. Professora há 15 anos no colégio, Débora entrega o entusiasmo e ansiedade dos alunos. “Durante todo o primeiro semestre, os alunos sempre nos perguntam: ’ já chegou o resultado? O meu texto foi escolhido? ’” , e ainda acrescenta “Ver os textos dos alunos no livro é ver que o incentivo à escrita e à leitura do colégio tem valido à pena”, conclui a professora, que organiza camisetas personalizadas com a capa do livro aos alunos no dia do lançamento.
O lançamento da quarta edição de “Letra Viva” é aberto ao público e conta com a participação dos escritores do selo Adonis, Sherlock Holmes, Adoninha e a apresentação O melhor do teatro musicado de Cícero Edno e Banda. Maiores informações: www.editoraadonis.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: