sábado, 12 de outubro de 2013

Abertura da Feira do Livro de Frankfurt


A participação brasileira na cerimônia de abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na noite desta terça-feira (8), foi marcada pelo discurso do vice-presidente do Brasil, Michel Temer, dos escritores Ana Maria Machado e Luiz Ruffato, e pela inauguração do Pavilhão Brasileiro, feita pela ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Convidado de honra em 2013, o país também foi destaque na fala dos oradores alemães, entre eles o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, que ressaltou a parceria Brasil-Alemanha em termos econômicos e quanto a valores comuns – democráticos, de direitos humanos e culturais.
"A presença de tantos autores brasileiros aqui na cerimônia de abertura é uma prova do valor dado à cultura pelos brasileiros. E a cultura nos une", disse.
O escritor Luiz Ruffato foi bastante aplaudido ao falar na literatura como transformadora de histórias, sobretudo como meio para a transformação social. Em seguida, Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, fez um convite para que conheçam o Brasil que escreve e se escreve. Encerrando a cerimônia, Michel Temer lembrou sua infância, quando teve contato pela primeira vez com os livros, e agradeceu a Alemanha pelo convite.
A chegada do público ao Pavilhão Brasileiro foi impactante. O espaço de 2.500 m², com paredes feitas em papel acartonado corrugado, é uma grande exposição artística.
A chegada do público ao Pavilhão Brasileiro foi impactante. O espaço de 2.500 m², com paredes feitas em papel acartonado corrugado, é uma grande exposição artística.
Apresenta toda a diversidade sociocultural do país, por meio de uma amostragem de momentos relevantes  nas artes plásticas e visuais, no design e na arquitetura, na música, no pensamento intelectual, na criação popular. Uma amálgama cultural que expõe suas relações com a construção da riqueza literária e da forma de ser do brasileiro.
"Esta feira acolhe pessoas muito especiais: os mais conceituados escritores do planeta, assim como os novos talentos da literatura mundial. Esta imagem de dedicação à arte me remete a Lima Barreto, um dos grandes escritores brasileiros. Em um de seus textos mais bonitos, ele diz: ‘A glória das letras só as tem, quem a elas se dá inteiramente; nelas, como no amor, só é amado quem se esquece de si inteiramente e se entrega com fé cega'. Para aqui estar, vocês correspondem à esta entrega. E é com enorme alegria que lhes damos as boas-vindas e apresentamos o nosso país", afirmou a ministra ao dar as boas-vindas ao público.
O Brasil pretende apresentar e reafirmar em seu pavilhão, o brasileiro como alguém que devora as influências externas para recriá-las.
A Feira segue até o dia 13 de outubro com a expectativa de mais de 300 mil visitantes e mais de 10 mil jornalistas de cerca de 100 países. O Brasil participa com programação cultural diversa, em 10 espaços culturais em Frankfurt, além de programação literária com cerca de 70 autores brasileiros.
Mais informações pelo site: http://brazil13frankfurtbookfair.com/pt-br/
(Texto: Ananda Figueiredo, SE/MinC) (Foto na home: AP Photo/Michael Probst) (Foto acima: Johan Visbeek). EMT - Divulgação

Nenhum comentário: