quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Evento - Passa balaio - Editora Adonis

Carmelina - Divulgação

Inspirado em obra literária, encontro do projeto “Passa balaio” instiga criatividade das educadoras na construção de personagens   
Baseadas na obra “Amanda, a vassoura mágica", do americanense Sérgio Lowchinovscy, as atividades do projeto “Passa balaio trançado de sonhos”, na última sexta-feira (30), em Tatuí, propuseram um trabalho diferente com os educadores da rede municipal, a construção da vassoura, com nome de gente, em tecido e jornal.
Para contar a história às professoras participantes da iniciativa, Carmelina de Toledo Piza, incentivou a construção de personagens do livro, como no caso, a vassoura mágica com objetivo de exercitar a paciência do educador.
Educadora da EMEI Profa. Vera Fonseca Sinisgalli e participante do curso de formação de contadoras de histórias, Marli Bueno de Almeida Leme, aprovou as atividades e demonstrou satisfação com relação à iniciativa. "Hoje foi um dia de muito encantamento. Conto os dias para que chegue logo sexta-feira, pois cada sexta me descubro uma pessoa melhor", revela a professora.
Com os professores divididos em dois grupos, os encontros são promovidos às sextas-feiras, a partir das 8h30 e às 13h30, respectivamente. Além da formação docente, o projeto também conta com a distribuição gratuita da publicação “Caju, uma história de amor” a cerca de 2 mil alunos do ensino municipal e de cerca de 50 balaios com 20 títulos variados aos educadores, e a visita da escritora e contadora de histórias nas escolas, como forma de estimular o interesse pela literatura infantil.
Até o final deste semestre letivo, a iniciativa atenderá alunos do ensino infantil e fundamental, além de educadores da APAE de Tatuí. O projeto também é aplicado na rede municipal de Bauru/SP onde atende a cerca de 2 mil crianças. No total, são quase 4 mil alunos e 100 professores beneficiados pelo projeto no Estado.
Realizado pela Editora Adonis, “Passa balaio trançado de sonhos”  tem parceria da Prefeitura Municipal de Tatuí e da Prefeitura Municipal de Bauru, patrocínio da PANCO, produção cultural de 3marias Produtora Cultural, agenciamento de LS Nogueira e apoio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura. Mais informações: www.editoraadonis.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: