quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bienal do Livro 2013 - Rio de janeiro

Divulgação

Bienal do Livro do Rio de Janeiro começou no dia 29 de agosto, e o Universo HQ passou por lá no último final de semana para conferir os destaques, exposições e as novidades das editoras e autores de quadrinhos durante o principal evento literário brasileiro.
O evento torna-se maior a cada edição, mas chegar ao Riocentro vem sendo um verdadeiro desafio, ainda mais com a cidade passando por várias obras devido à proximidade da Copa do Mundo de 2014 e  das Olimpíadas de 2016. Como o centro de exibições fica em um lugar mais afastado da cidade, quase isolado em uma parte da Barra da Tijuca, as vias de acesso são poucas e estreitas. O uso do transporte público é precário e o caminho fica congestionado de carros.
Dentro do Riocentro, há detalhes para a organização aprimorar. Várias pessoas ainda sofrem com longas filas debaixo do forte sol carioca, e é possível presenciar algumas delas desistindo de entrar durante a espera. Dentro dos pavilhões também há longas filas e, às vezes, início de confusão quando se trata de bate-papo com autores famosos nos auditórios. Mas a estrutura mostra uma grande evolução nos últimos anos, com mais opções de alimentação e para os visitantes sentarem e descansarem, o que vem a calhar para quem gosta de passar o dia para ver tudo com mais calma.
Veja alguns dos destaques, e uma galeria com mais de 50 fotos.
Alemanha de A a Z
Como país homenageado desta edição, a Alemanha ganhou um grande e iluminado estande. Além de uma exposição, há também exibição de obras de autores alemães e espaço para oficinas e palestras. No sábado, dia 31 de agosto, o estande contou com a presença do quadrinhista Reinhard Kleist, cujos trabalhos como O boxeadorCastroElvis e Johnny Cash foram publicados no Brasil pela Editora 8Inverso.
Kleist fez uma oficina com crianças da comunidade da Rocinha, explicando a linguagem e guiando cada uma na construção de uma histórica de uma página. Ao final, ele e a 8Inverso doaram diversos álbuns para a Biblioteca Parque da Rocinha.
O autor também fez uma palestra sobre o atual panorama da produção de quadrinhos na Alemanha. Veja o texto completo AQUI. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: