quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prêmio Agostinho de Cultura - Editora Adonis - Americana - SP


Com representantes das regiões Sudeste e Nordeste do País, a 3ª edição do Prêmio Agostinho de Cultura escolheu os cinco trabalhos (nas séries Primeiro leitor, Leitor iniciante, Leitor em processo, Leitor infantojuvenil e Neoleitor) que serão publicados pela Editora Adonis, ao longo de 2013. Este ano, o concurso contou com a participação de 200 originais inscritos.

Selecionados por meio dos pseudônimos de seus autores, os textos tiveram como critérios de avaliação o trabalho estético com a linguagem, além de coerência, construção do narrador, caracterização das personagens, ambientação e temporalidade, e potencialidade interpretativa.

A tarefa de avaliar e escolher os trabalhos ficou a cargo da escritora e mestre em Linguistica, Patrícia Aquino, e do escritor e doutorando em Teoria e História Literária, Marco Catalão.

Criada nesta edição do prêmio, a série Neoleitor ganhou destaque no processo de análise dos textos. "O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade aberta pela categoria, voltada para o público adulto que está começando a ter mais contato com a leitura. Textos criativos e inteligentes, que conseguem se comunicar com um público mais amplo, sem abrir mão da qualidade literária", revelou Catalão.

Na série
 Primeiro leitor, o trabalho vencedor foi "O Leopardo da Letícia", de Ana Margarida Mignone (do Rio de Janeiro - capital). Com autoria de Jacqueline Lopes Salgado Soares (Belo Horizonte), o texto "Tio Francisco" foi o vencedor na série Leitor iniciante. Na categoria Leitor em processo, o trabalho escolhido foi "Embaixo da cama", de Juliana de Souza Topan (Campinas). Escrita por José Eduardo Farias de Araújo (Recife), a vencedora na série Leitor infantojuvenil foi a história "Os destinos de Sofia". Na categoria Neoleitor, o texto "Contos que você contou" foi o escolhido. Este é o terceiro trabalho de Teresa Candolo (Campinas) revelado pelo prêmio. Por meio das duas primeiras edições da iniciativa, a escritora publicou pela Editora Adonis os livros "Contos do chiclete" (2009) e "Sangue de Refrigerante" (2012). Maiores informações: (19) 3471-5608 - www.editoraadonis.com.br. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: