segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lançamento - Da periferia ao Centro - José Guilherme Cantor Magnani

A cidade contemporânea é o principal objeto de estudo deste livro que, sem se afastar das fontes teóricas legadas pelos antecessores, tece pontes entre diversas linhagens e revela os vínculos entre a formação clássica e nossos professores mais próximos.

Segundo Mariza Peirano: “No primeiro momento, atenta-se ao complexo caminho que vai das origens da antropologia aos temas de preocupação do autor. O trajeto passa pelas duas mestras, Ruth Cardoso e Eunice Durham, que consolidaram uma linha de estudos na USP em que a cultura rústica desemboca na cidade, as periferias de São Paulo deságuam nos movimentos sociais urbanos, e o lazer e as festas aparecem no pedaço, na mancha, no trajeto e no circuito.

Na sequência, a experiência de pesquisa com os alunos do Núcleo de Antropologia Urbana revela a perspectiva etnográfica do autor. Por fim, um exame detido da natureza da investigação etnográfica, do olhar “de perto e de dentro”, que, tendo como pressuposto a relação de alteridade, irá produzir um tipo de conhecimento inesperado e surpreendente.

Aqui, o contraponto com Tristes trópicos, de Lévi-Strauss, e as próprias “expedições”do autor pela metrópole paulistana levam ao exame da pertinência da combinação de uma antropologia na e da cidade.”
  
O autor: José Guilherme Cantor Magnani é professor livre-docente em Antropologia Social na Universidade de São Paulo e coordenador do NAU – Núcleo de Antropologia Urbanada USP, da revista eletrônica Ponto Urbe e da Coleção Antropologia Hoje. É autor, entre outros, dos livros Festa no pedaço, O Brasil da Nova Era e Mystica Urbe; organizador de coletâneas como Jovens na metrópole e autor de numerosos capítulos e artigos em periódicos especializados. Maiores informações e vendas: http://www.terceironome.com.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: