Votação popular vai até o dia 24 de novembro. A cerimônia acontece no dia 8 de dezembro, com noite de gala.
Companhias circenses da região de Campinas estão concorrendo ao Troféu Picadeiro, premiação para a classe que acontece no dia 8 de dezembro no Mundo do Circo SP, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O Troféu Picadeiro conta com parceria da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.
Na categoria Palhaçaria Solo/Dupla, a região apresenta as criações "MalabaRindo", de Santa Bárbara d'Oeste, e "Palhaço Bubi Guiner", vindo de Campinas. Para a Palhaçaria de Grupo, os concorrentes incluem "Riso Show", de Santa Bárbara d'Oeste, "Palhaças Sim Sinhô", de Piracicaba, e "Xinfrim", de Iracemápolis.
A categoria Espetáculo Circense Infantil está representada por "Cirqu&Tal", de Santa Bárbara d'Oeste, "O Circo da Alegria", de Jundiaí, "Aqua Circus", "Bem Debaixo do Nariz" e "Sob o Mesmo Teto", todos da cidade de Campinas. Completam a lista "Circo Valise", de Hortolândia, e "Kombi no Circo", de Piracicaba.
Para o Espetáculo Circense Adulto, concorrem "Xinfrim", de Iracemápolis, e "Mistérios da Vida", de Campinas. Já nas Acrobacias Aéreas, Campinas está presente com "Subiu um Molequim", "Fênix", "Queens Gambit", "Duo Expressão e Arte" e "Sonhos". Somam-se a estes "Apresentação Aérea", de Paulínia, e "Bicicleta Aérea", de Valinhos.
Acrobacias de Solo tem como indicados "Monociclo Emily Krateyl" e "Incomum", ambos de Campinas. Finalmente, na categoria Malabares, as produções "Malabarismo Ambiental" e "Malabares Ariston Baeta", também de Campinas, disputam o troféu.
Sobre o Troféu Picadeiro
Feito pela e para a comunidade circense paulista — especialmente artistas e técnicos que atuam nos bastidores dos espetáculos —, o projeto retorna, não apenas para honrar as raízes do circo tradicional, mas também para exaltar novos talentos, linguagens e práticas contemporâneas da arte, reafirmando a beleza e a magia da diversidade humana. Mais que a retomada de um evento anual, que tanto celebrou e iluminou o universo circense do estado entre 1980 e 2002, o Troféu Picadeiro, relançado no ano passado, é o resgate de uma história.
Categorias:
Espetáculo circense adulto
Espetáculo circense infantil
Acrobacias aéreas
Acrobacias de solo
Magia
Palhaçaria – dupla
Palhaçaria – grupo
Malabares
Mestre de cerimônia / locutores
Circo tradicional itinerante
Escolha dos vencedores
A seleção será realizada em duas etapas:
- Curadoria técnica, composta por profissionais especializados na linguagem circense
 - Júri popular, por meio de votação online, até 24 de novembro pelo site https://amigosdaarte.org.br/
trofeupicadeiro/2025  
Em caso de empate, a decisão final caberá à curadoria. Os três finalistas de cada categoria serão anunciados no dia 1 de dezembro.
Cerimônia de premiação
Data: 8 de dezembro de 2025
Local: O Mundo do Circo SP (Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru – São Paulo/SP)
A cerimônia deste ano contará com a direção artística do Palhaço Tubinho.
Edição 2024
Com mais de mil votos recebidos, uma cerimônia vibrante e uma curadoria especializada, a edição de 2024 reacendeu os picadeiros paulistas, celebrou novos talentos e homenageou ícones da nossa história.
Foi um reencontro memorável com a essência do circo, que reverberou entre artistas, famílias e o público. O impacto foi tamanho que consolidou o Troféu como um compromisso anual com a cultura circense.
A comissão de curadoria da última edição foi formada por nomes representativos do setor, como Lu Gualda e Nega Luiza, além de representantes da produção, da direção artística e da APAA.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário