segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Gratuito no Pecege: Filarmônica Jovens Músicos convida a violinista Gabriela Queiroz

(Imagens cedidas pela violinista Gabriela Queiroz)

Concerto será realizado no sábado, 25 de outubro, às 19h30 com repertório em homenagem a compositores da Áustria e Brasil

A Academia Jovens Músicos apresenta no sábado, 25 de outubro, às 19h30, no Auditório do Pecege, em Piracicaba (SP), o concerto Filarmônica Jovens Músicos convida a violinista Gabriela Queiroz para celebrar e valorizar a diversidade e a beleza das obras de grandes compositores da Áustria e do Brasil, sob a regência do maestro Anderson de Oliveira.

Este evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Platinum da ANDRITZ Fabrics and Rolls, Patrocínio Diamante da CPFL Energia e da Caterpillar, Patrocínio Prata da Phinia, da Case IH e da Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze do Café Morro Grande e Pecege e Apoio da Painco, da Unimil, do Instituto CPFL, do Banco CNH Capital, com produção cultural da 3marias Produtora.

Nesta noite, a música traz um importante gesto de consciência e celebração. Em meio a um universo historicamente marcado pela presença masculina, o concerto abre espaço para exaltar a força da mulher e lembrar também da importância do Outubro Rosa e do cuidado com a vida. A Filarmônica Jovens Músicos tem a honra de receber como solista, a violinista brasileira Gabriela Queiroz, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, trazendo ao palco o talento e a sensibilidade feminina.

“Nesta apresentação em especial, ressaltamos a parceria inédita com o Pecege, uma instituição de educação que agora se une com a Academia Jovens Músicos com o propósito de enaltecer a música, abrindo suas portas para que a comunidade possa assistir a este grande concerto”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.

Concerto celebra as obras de Mozart, Heitor Villa-Lobos e Ernst Mahle

O concerto faz uma ponte musical entre os dois países marcantes para a história da música, com dois pilares da música de concerto que, mesmo vindos de realidades tão distintas, dialogam na força e beleza de suas obras. O repertório reúne obras de W. A. Mozart, expoente da música clássica austríaca, com o brilhante Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, KV 219, e a interpretação de Gabriela Queiroz como solista; e de Heitor Villa-Lobos, consagrado compositor brasileiro, com Bachianas Brasileiras nº 9, obra que une o espírito popular ao erudito em um diálogo universal.

O concerto também presta uma homenagem ao compositor Ernst Mahle (1929–2025), que viveu em Piracicaba e que faleceu esse ano, grande referência no cenário erudito internacional, com a obra Divertimento Hexagonal (1983).

Com capacidade para 550 lugares, o concerto é gratuito, e os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo site da Academia Jovens Músicos: www.academiajovensmusicos.com.br

Sobre Gabriela Queiroz

Atual spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, Gabriela iniciou seus estudos de violino aos quatro anos de idade, sob a orientação do professor Ademar Rocha, em João Pessoa (PB). Aos 17 anos, foi aprovada como a mais jovem integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, onde atuou durante sete anos consecutivos. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e é Mestre em Música pela UFRJ, instituição na qual atua como professora de violino desde 2009.

A violinista participou de importantes festivais no Brasil e no exterior, com destaque para o Keshet Eilon Violin Mastercourse (2010 e 2013), em Israel, onde frequentou aulas e masterclasses ministradas por renomados violinistas como Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Rudolf Koelman, Chaim Taub e Ida Haendel.


Venceu diversos concursos, entre eles, o Jovens Instrumentistas de Piracicaba (2000), o Furnas Geração Musical (2006) e o Concurso Nelson Freire (2010). Gabriela é convidada como professora por diversas instituições de ensino e festivais de música em todo o Brasil. Desenvolve intensa carreira como camerista no cenário nacional, com destaque para o duo com o pianista Aleyson Scopel.

Sobre o Maestro Anderson de Oliveira

Com uma carreira dedicada à formação musical e à regência, Anderson de Oliveira é um dos pilares da Academia Jovens Músicos. À frente da Orquestra Filarmônica, conduz com paixão e técnica, explorando repertórios desafiadores e inspirando músicos e espectadores com performances emocionantes.

O maestro Anderson esteve à frente das Orquestras Sinfônicas da Unicamp, da Universidade Estadual de Londrina, de Ribeirão Preto e Goiânia, e é o maestro titular da Orquestra Filarmônica Jovens Músicos, onde já regeu concertos com músicos como os violoncelistas Wilson Sampaio e Lars Hoefs, pianista Clélia Iruzun e Luís Rabello, violinista Cármelo de Los Santos, Eliane Tokeshi e Pablo de León e com grandes nomes da Música Popular Brasileira como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e Jane Duboc.

Serviço

Evento: Filarmônica Jovens Músicos convida a violinista Gabriela Queiroz

Data/Hora: 25/10/2025 (sábado) – 19h30
Local:
 Auditório do Pecege - Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Bairro Santa Rosa – Piracicaba/SP

Ingressos limitados: Retirar os ingressos gratuitamente pelo site www.academiajovensmusicos.org.br

Lei Rouanet - Lei de Incentivo
Patrocínio Platinum: 
ANDRITZ Fabrics and Rolls
Patrocínio Diamante: CPFL Energia e Caterpillar
Patrocínio Prata: Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil
Patrocínio Bronze: Café Morro Grande e PECEGE
Apoio: Painco, Unimil, Instituto CPFL, Banco CNH Capital
Produção Cultural: 3marias Produtora Cultural
Realização: Academia Jovens Músicos, Ministério da Cultura e Governo Federal

Nenhum comentário: