O Canal Curta! participa da 49ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com duas produções originais na Mostra Brasil. São os documentários “Cadernos Negros”, de Joel Zito Araújo, e “Massa Funkeira”, de Ana Rieper, que foram viabilizados para estreia no canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O evento começa nesta quinta, 16, e segue até dia 30, exibindo 380 filmes.
As produções do Curta! contribuem para o fortalecimento da cultura e do audiovisual brasileiros. Em “Cadernos Negros”, Joel Zito Araújo refaz a história da série literária batizada em homenagem aos Cadernos de Carolina Maria de Jesus para refletir sobre a presença e a participação da população preta na literatura brasileira e, consequentemente, na sociedade. O filme será exibido no domingo, dia 19, às 21h15, na Reserva Cultural – Sala 2; e na quarta-feira, dia 22, às 16h15, no Espaço Petrobras de Cinema – Sala 3.
Já “Massa Funkeira” celebra a batida envolvente do funk para falar, sem preconceitos e tabus, sobre sexo. Com registros de bailes funk e a participação de grandes nomes do cenário, o documentário de Ana Rieper debate como o gênero aborda temas como desejo e prazer. O filme será exibido na terça-feira, dia 21, às 19h, no Cinesesc; e na quinta-feira, dia 23, às 18h10, no Espaço Petrobras de Cinema – Sala 2.
Confira as sessões dos filmes “Cadernos Negros” e “Massa Funkeira”:
“Cadernos Negros”
Domingo, 19 de outubro, às 21h15 - Reserva Cultural - Sala 2
Quarta-feira, dia 22 de outubro, às 16h15 - Espaço Petrobras de Cinema - Sala 3
“Massa Funkeira”
Terça-feira, dia 21 de outubro, às 19h - Cinesesc
Quinta-feira, dia 23 de outubro, às 18h10 - Espaço Petrobras de Cinema - Sala 2
Sinopses:
“Massa Funkeira” é um documentário sobre sexo a partir do universo do funk, gênero musical de maior potência e popularidade no Brasil. Sem moralismos, o filme revela como, através do corpo, da dança, das letras e vivências de seus artistas, o funk expressa resistência, desejo, prazer e afirmação pessoal. Combinando registros de bailes, corpos em movimento, grandes personagens desse universo, cenas cotidianas e um batidão que quando toca ninguém fica parado, o filme celebra o funk como força vital e cultural da periferia brasileira. Direção: Ana Rieper Duração: 90min Classificação: 16 anos
“Cadernos Negros”, nome inspirado nos Cadernos de Carolina Maria de Jesus, conta a história da série literária homônima criada em 1978 por escritores em São Paulo dentro do Movimento Negro Unificado (MNU). A série, que lançou o número 45 em 2024, surgiu em um momento crucial, quando a população negra buscava espaço e representatividade em diversas esferas da sociedade brasileira. O Quilombhoje, grupo responsável pela iniciativa, propõe o debate sobre o apagamento do negro e sua representação distorcida na literatura brasileira. Até hoje, mais de 300 autores negros publicaram em Cadernos Negros. Direção: Joel Zito Araújo Duração: 73min Classificação: Livre
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 5 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades -- que estreiam a cada mês --, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. A assinatura tem o valor de R$ 14,90/mês.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
• A Curta! Cine-Distribuidora visa impulsionar a produção nacional de longas-metragens oferecendo apoio estratégico diferenciado a projetos de ficção e documentário para o público adulto.
• O Curta! Humanidades e o Curta! Música & Artes são os canais FAST do Grupo Curta!. Com mais de 70 horas de programação por canal, é uma oportunidade do público assistir gratuitamente a uma seleção especial dos documentários do Canal Curta!. Estão disponíveis no TCL Channel, app presente nas smart TVs da TCL, nos canais 3445 (“Curta! Humanidades”) e 3465 (“Curta Música & Artes”).
Para mais informações entre em contato:
João Gabriel Penalva:: joao.penalva@agenciafebre.com.
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.
Ou curta@agenciafebre.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário