segunda-feira, 25 de março de 2024

Ricardo Martins lança novo livro que valoriza a beleza do litoral brasileiro

Autor de treze livros, fotógrafo lança seu primeiro projeto com material subaquático; evento será na sede do Projeto Tamar, em Ubatuba

Percorrer 3.000 quilômetros de litoral em 60 dias. Você topa? 

O fotógrafo Ricardo Martins topou e essa foi a jornada para produzir seu 13º livro, "Litoral Brasileiro", um testemunho visual do artista frente às maravilhas encontradas ao longo da Costa Atlântica, do Rio Grande do Sul aos Lençóis Maranhenses O primeiro lançamento será no dia 18 de abril em Ubatuba, às 19h, na Fundação Projeto Tamar, à rua Antônio Atanázio, 273,  Jardim Paula Nobre.

O litoral do Brasil, 15o. maior litoral, é adornado por uma riqueza de características geográficas como ilhas, arrecifes e baías, que fazem dele uma obra de arte famosa globalmente, atraindo milhares de turistas a cada ano. Esse cenário atraiu Martins.

"O litoral brasileiro é lindíssimo. Tem uma costa que não se vê em nenhum outro lugar do mundo. Morando em Ubatuba há 2 anos e frequentador da cidade desde a infância, sempre tive vontade de produzir um livro como este, para mostrar ao brasileiro toda a riqueza que nós temos. E, de fato, foi impressionante, um verdadeiro deleite conhecer todos esses lugares", disse Ricardo Martins sobre a sua inspiração para o lançamento.

Para além da composição do livro, que inclui QR codes para acesso a vídeos exclusivos na internet, Ricardo Martins também capturou os momentos marcantes da viagem em uma minissérie de quatro episódios, com cerca de 20 minutos cada, que será lançada pela RM Produções em conjunto com o livro.

Dentre os locais destacados em "Litoral Brasileiro", Ricardo guarda um carinho especial por alguns, como a Praia do Leão, em Fernando de Noronha, que despertou seu espírito aventureiro pela mistura entre selvageria e solidão. "Teve um momento que, do alto, avistamos um tubarão percorrendo as margens da praia, mas já estávamos retornando para a base. Dispensei a minha equipe no hotel, mas fiquei com vontade de voltar. Ao retornar, mergulhei sozinho e fui atrás daquele ser emblemático para mim. Não o encontrei naquele dia, mas o momento, com aquela energia, foi catártico para mim", disse.

Apesar de se dar por satisfeito pelo encontro que teve com si próprio ali nas águas de Noronha, Martins ainda teve uma surpresa. "Alguns dias depois, aconteceu o meu batismo como mergulhador. O primeiro momento em que eu mergulharia sozinho. Quando submergi, eu não precisei buscar. O rei dos mares veio na minha direção e passou por mim como quem dizia 'seja bem-vindo'. Foi um momento único na minha vida que eternizei na minha pele em forma de tatuagem", relembra.

No âmbito da criatividade, Ricardo revela que suas inspirações brotaram de suas próprias vivências. A Praia do Puruba, em Ubatuba (SP), considerada seu "quintal de casa", e a Praia do Xaréu, em Maragogi (AL), selecionada para a capa do livro, foram destinos que estimularam seu espírito criativo, principalmente pelas cores, texturas e atmosfera.

"Litoral Brasileiro" tem o patrocínio da Localiza e estará disponível por R$ 79 nas principais livrarias de todo o país, além do site do autor em www.ricardomartins.org. Anualmente, o fotógrafo empreende um novo projeto para lançamento, sendo os próximos em formato de livro e série intitulados "Amazônia: Cultura e Tradição" e "Os Últimos Filhos da Floresta", ainda sem datas definidas para lançamento.

 

Sobre Ricardo Martins:

Ricardo Martins é jornalista, fotógrafo, apresentador e sócio-fundador da RM Produções, produtora e editora pela qual lança seus projetos. 

Considerado um dos principais nomes da fotografia de natureza e cultura do país na atualidade, é autor e editor de 13 livros, apresentou e produziu quatro séries passando pelo Pantanal, Amazônia, Itália e litoral brasileiro, onde mostra os bastidores de suas expedições.

Em 2012, foi honrado com um dos maiores prêmios da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti, na categoria de melhor fotografia pela obra A Riqueza de um Vale. Ricardo Martins promove exposições fotográficas divulgando a cultura e as belezas brasileiras no Brasil e no mundo; a última, intitulada  “Uma língua de várias faces”,  aconteceu em Paris na sede da Unesco, em comemoração ao dia da língua portuguesa. 

Nenhum comentário: