quinta-feira, 7 de março de 2024

Museu da Energia de Itu homenageia grandes escritoras no Dia da Mulher e conta "causos" do rio Tietê para celebrar o Dia Mundial da Água

Agenda de março é marcada por atividades culturais que afirmam o protagonismo das mulheres e divulgação do folclore da região

No dia 8 de março, Dia das Mulheres, o Museu da Energia de Itu inaugura o painel expositivo “As mulheres que mudaram o mundo: Literatura”, que exibe e reconhece o trabalho de grandes escritoras do século 20. A mostra é a continuação do projeto da unidade em garantir a visibilidade feminina e trazer reflexão sobre o espaço reservado às mulheres no passado.

“Essa iniciativa é uma continuação da ação realizada em 2023, cujo tema foi sobre as mulheres que mudaram o mundo no campo científico. Estamos continuando o trabalho e os temas deste ano são a Literatura e os Esportes, com o pensamento de manter a mulher como chave central de reflexão e protagonismo”, comenta Ana Sbrissa, coordenadora do Museu.

O Museu da Energia de Itu é mantido pela Fundação Energia e Saneamento, entidade privada sem fins lucrativos que preserva o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e saneamento.

Dia Mundial da Água com lendas do Tietê

A cultura, por sua vez, é tema de outro evento da programação de março, que celebra o Dia Mundial da Água (22/03). No dia 23, a unidade que atua com o propósito de inspirar as pessoas sobre o valor da água e da energia para a vida, realiza a atividade “Lendas do Rio Tietê” que reúne lendas e mistérios do imaginário popular a respeito do Tietê, o mais importante rio paulista. 

A contação de histórias contém fatos históricos e personagens das lendas do folclore do Tietê, e será feita pelos educadores do Museu. 

Serviço:

Programação de março

Local: Museu da Energia de Itu - Rua Paula Souza, 669,Itu/SP

Atrações:

- 08/03 | Painel expositivo “As mulheres que mudaram o mundo: Literatura”, das 10h às 16h15

Público-alvo: Geral 

- 23/03 | Contação de histórias “Lendas do rio Tietê”, às 15h

Público-alvo: Crianças de 4 a 12 anos 

Informações: 

Telefone: (11) 2429-3530, WhatsApp (11) 94805-4429 ou e-mail itu@museudaenergia.org.b

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Site: http://www.museudaenergia.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia 

YouTube: Museu da Energia

Nenhum comentário: