quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

“Os Senhores de Ur: O início” de Ricardo Quartim


Como sobreviver e salvar um mundo onde você é o herói, mas não se lembra de nada?

Os Senhores de Ur: O início é um romance de Sci-Fi, aventura, Espada & Feitiçaria, e ação em um ritmo eletrizante, sendo o primeiro de uma saga que se inicia no interior do Brasil, vai até os confins do universo e volta 14 mil anos no tempo. O livro foi o mais vendido da antiga editora no ano de 2018, tendo se esgotado em poucos meses. Agora, retorna quase seis anos depois em uma reedição caprichada pela Kayber Editora, graças ao visionário editor Franjo. A reedição foi ampliada e revisada, com várias melhorias em relação a original e pequenas modificações para se encaixarem nos volumes 2 e 3 da saga que serão publicados também pela Kayber. Com uma nova e impactante capa criada pelo ilustrador Paulo Tomson, este livro conterá também mais de 30 ilustrações, sendo mais de 10 coloridas, ao contrário do anterior que possuía em torno de 15, todas em preto e branco. A maioria das ilustrações são de quadrinhistas que trabalham para o mercado nacional e internacional de quadrinhos, entre eles Gabriel Andrade Jr que produziu com Alan Moore a série CROSSED + ONE HUNDRED (Crossed +100) e o espanhol Benito Gallego Sanchez que atualmente desenha as tiras de Tarzan com roteiros de Roy Thomas nos Estados Unidos. Também há um conto da Gaia escrito especialmente para essa Edição Especial de Colecionador, bem como um tratamento mais caprichado com ilustrações panorâmicas na guarda do livro retratando os mundos primitivos e tecnológicos de Ur, papel de melhor qualidade, dentre vários extras. Além do prefácio do jornalista Marco Moretti e de uma matéria de J. J. Marreiro sobre as referências utilizadas no livro, ainda há um texto inédito do escritor Marco Antônio Collares (Fórum do Conan) sobre a obra.

Escrito pelo escritor, roteirista e jornalista Ricardo Quartim, que se tornou conhecido por ser um dos mais antigos colaboradores da revista Mundo dos Super-Heróis desde o ano de 2008, também pelo videolog DROPS Ricardo Quartim no YouTube, de participações no programa Link Pop, da Record News, além de ter sido transformado em personagem de HQ, o super-herói Ricardo Quartim, o Quartzo Dourado que participou da saga Força Extrema sobre a regência de André Carim e publicada pela Editora Kimera.

Tornando a falar sobre o livro, ele está sendo elogiado por diversas personalidades do meio literário como o renomado escritor Rubens Francisco Lucchetti, e o escritor, editor e responsável pelo Fórum do Conan Marco Antônio Collares, apenas para citar alguns. Além dos três volumes que compõem a saga de Os Senhores de Ur, a Kayber também publicará uma Graphic Novel que é uma trama em quadrinhos a qual se passa durante os eventos do livro e um álbum de figurinhas da saga.

O Volume 1 de Os Senhores de Ur está disponível em pré-venda no Catarse e além do PDF e do livro físico, haverá vários pacotes que incluirão marca páginas, camisetas, pôsteres, canecas e até uma escultura de Urano e outra da Gaia, personagens principais.  A seguir, veja a sinopse do livro:

“Um homem misterioso deixa uma mulher grávida em um hospital e desaparece. A jovem morre após dar à luz. Um monstro alienígena surge e tenta matar o bebê. Uma das enfermeiras salva o pequeno Urano.

Quando cresce, Urano torna-se um renomado escritor de ficção científica. Mas ninguém sabe que suas histórias vêm de sonhos que tem desde criança.

Ao deparar-se com o monstro que retorna para tentar mata-lo novamente, Urano descobre parte de sua origem, que os sonhos que tem na realidade eram reais e faziam parte de um treinamento.

Com a ajuda de seu novo mentor, o velho Ral Q, Urano, descobre ser o salvador profetizado 14 mil anos atrás pelo profeta Hiran e deve retornar a Ur com a missão de libertar o planeta de Khaos.

Mas Urano não se lembra de nada e não sabe quem é amigo ou inimigo.

Durante essa jornada veremos o amadurecimento do herói, a busca pessoal por sua identidade, por seu amor e sua felicidade e de como essa busca pode interferir no destino de toda uma civilização.”

Também há um conto do Quartzo Dourado, pelo escritor Anderson Capodeferro, que liga a origem do Quartzo Dourado ao universo de Os Senhores de Ur, de uma maneira mais adulta e madura saindo um pouco do gênero de super-heróis para o qual ele foi criado e entrando mais no gênero de Sci-fi e Literatura Fantástica, e que sairá em e-book.

A seguir o elogio de algumas celebridades do meio literário e de quadrinhos!

Rubens Francisco Lucchetti (escritor) - "Ricardo Quartim e Os Senhores de Ur: O Início vêm provar que no Brasil existem obras de Fantasia na mesma tradição dos melhores trabalhos de autores como Edgar Rice Burroughs e Gardner Fox."

 Marco Moretti (escritor, jornalista, editor) - É realmente um livro cativante, não dá para ficar indiferente a ele. O Ricardo pega a gente pelo pescoço e não solta mais até o final. A medida em que a história avança, ficamos presos na poltrona querendo saber o que vem pela frente. Acho que só com autores do porte de Stephen King experimentei a mesma coisa

 Jean Gabriel Álamo (escritor e editor) - "Ricardo Quartim é um dos melhores e mais completos autores de Literatura Fantástica do Brasil."

Felipe Folgosi (roteirista e ator) - Amigos, confiram o lançamento incrível do amigo Ricardo Quartim! Vale a pena!!!

A seguir, minha bio mais detalhada:

Sou Ricardo Quartim, escritor, roteirista e jornalista especializado em quadrinhos e cultura nerd/geek, autor da saga de livros Os Senhores de Ur: O início. Fui redator da revista Mundo dos Super-Heróis desde 2008 (a maior publicação do gênero no país, que é referência no meio e de fama internacional), do site Laboratório Espacial, da página O Frango e do Jornal Empoderado no Facebook. Sou responsável pelo videolog DROPS Ricardo Quartim no YoutubeEx-editor e redator do extinto blog Chamando Superamigos. Já tive diversas participações em rede nacional no programa Link Pop pela Record News.  Seu personagem Urano, de Os Senhores de Ur, fez uma participação na mega saga em quadrinhos Alfa – A Primeira Ordem, da qual participam mais de 20 quadrinhistas nacionais, cada qual com seu personagem. E o próprio autor também foi transformado em personagem de HQ o super-herói Ricardo Quartim o Quartzo Dourado que participa da saga Força Extrema sobre a regência de André Carim e publicada pela Editora Kimera. Sob encomenda do empresário André Sanseverino escreveu o roteiro da HQ Max & Sparks ao lado do colega Anderson Capodeferro com arte da internacional Débora Caritá, e em parceria com a Audi do Brasil que fez a festa de lançamento e ajudou a promover e HQ. Participou na escrita de vários livros da Editora Europa da coleção de uma Enciclopédia sobre Super-Heróis, e também do livro da Editora Heroica O Império dos Gibis que ganhou o Troféu HQ Mix e foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti. Participa ativamente como convidado de vários eventos como a JuntaGeek e InterComic na cidade de Ribeirão Preto, fazendo parte do Beco dos artistas de ambos e palestrando no primeiro. Participou de inúmeros debates na Livraria Cultura de Ribeirão Preto através do Nerdebate do qual fazia parte na época. Foi palestrante na Universidade Barão de Mauá na “Primeira Semana do Design – Barão de Mauá 2013” com o tema “Quadrinhos e Arte”.
Foi um dos indicados ao 33º prêmio Ângelo Agostini, na categoria “Contribuição ao Quadrinho Nacional”. Foi convidado pelo diretor de filmes, comerciais e clipes Adilson Borges, para participar do clipe da Banda O Velho Profeta, pois o diretor queria a participação de celebridades do meio nerd vestidas de super-heróis. É advogado formado pela UNAERP, Universidade de Ribeirão Preto.

 INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE OS SENHORES DE UR!

O livro possui um clima de Flash Gordon e Star Wars no que tange as civilizações e locais, porém com uma geografia e mitologia próprias. Viagens no tempo também fazem parte da estrutura básica da narrativa e a trama possui paralelos temporais como na trilogia De Volta Para o Futuro e Exterminador do Futuro. Na parte primitiva de Ur o estilo é das histórias de Espada e Feitiçaria como as de Conan de Robert E. Howard. Já o ritmo da ação vem dos filmes da série de Indiana Jones.

Jornada do Herói de Joseph Campbell foi uma das bases para a criação da história, assim como mitos e fábulas de diversas regiões do mundo. Outras fontes de pesquisa foram a história da humanidade, as formas que os governantes de todas as épocas utilizavam como estratégia para governar e ludibriar o povo. Estratégias de guerra, utilização da fé do povo na religião para dominação etc.

 As inúmeras citações no livro sobre ufologia, civilizações intraterrenas, seres elementais, stargates, seres mitológicos etc., são através de muita pesquisa com base em fatos que apesar de contestáveis, muitos consideram verídicos exceto na parte da história que se passa no Planeta Ur onde nada mais é pesquisado e sim criado.  

Nenhum comentário: