sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Editora Ultimato do Bacon estreia este ano focando em quadrinhos nacionais



Uma nova editora estreia este ano para publicar quadrinhos nacionais. A Editora Ultimato do Bacon surge a partir do site Ultimato do Bacon, criado em 2017 e que fala de quadrinhos, filmes e séries.

A proposta é trazer obras nacionais com valores acessíveis para contribuir na formação de novos leitores de quadrinhos. De acordo com os responsáveis, a ideia é "menos capa dura e preços mais baixos". Os quadrinhos são o foco principal neste início, que sairão pelo selo Sobrecapa (mesmo nome do canal de quadrinhos do grupo no YouTube). O primeiro título será Escafandro, com periodicidade bimestral, apresentando histórias completas em cada número com autores diversos e diferentes gêneros, como terror, ficção científica, aventura e comédia.

Os primeiros projetos terão pré-venda com brindes exclusivos através da plataforma colaborativa Catarse, a partir de fevereiro. “A ideia é valorizar e priorizar as pessoas que investirem através do Catarse, apostando nesse formato de quadrinhos com qualidade, mas mais acessíveis”, diz Lucas Souza, um dos sócios da editora. “No momento, estamos apostando diretamente nos leitores. Talvez a gente consiga disponibilizar depois para venda, mas ainda não é certeza. Por enquanto faremos apenas pelo Catarse, então eu sugiro garantir o quanto antes”, completa.

A ideia de começar apenas pelo Catarse veio após uma conversa com o desenhista Pedro Mauro, que recentemente viabilizou a publicação de Cowboy - Primeiras Histórias na plataforma. “A editora ainda está nascendo. Então precisamos prever espaço de estoque, distribuição e toda essa logística. Nesse início das atividades, é importante manter um número menor de edições já impressas no estoque, mesmo porque teremos novos títulos a caminho em breve. Pelo menos por enquanto, a ideia é trabalhar com uma tiragem limitada, que atenda o público, mas sem sobras. Acabou, acabou” complementa Alexandre Baptista, um dos editores do selo.

Primeiras publicações

Escafandro # 1 terá 32 páginas e roteiro e arte do quadrinhista Laudo Ferreira, autor de obras como YeshuahO Santo SangueZé do CaixãoCadernos de ViagemTianinha e outros. Ele apresentará a sua versão para O Vampiro, de John William Polidori, em uma tenebrosa aventura com um vampiro que não segue a tradicional mitologia das estacas, cruzes e luz do sol.

O Vampiro de Polidori é a primeira aparição literária no mundo dessa figura, hoje extremamente comum nas histórias de terror. Em 1816, Lorde Byron convidou algumas pessoas para um festim em sua mansão na Suíça, às margens do Lago Leman. Sendo uma noite chuvosa e um tanto soturna, Byron pediu aos convidados que sugerissem histórias de terror e as desenvolvessem. Foi esta a fatídica noite em que Mary Shelley criou as bases do clássico Frankenstein ou o Prometeu moderno publicado posteriormente em 1823.

Porém, outra figura do terror também nascia no mundo. Baseado em uma ideia do próprio Lord Byron, Polidori, que era médico pessoal do Lorde, desenvolveu o conto publicado originalmente em 1819 e que, anos depois, serviu como base de inspiração para o Drácula de Bram Stoker.

Escafandro conterá somente histórias fechadas. Segundo a editora, isso permitirá que o leitor possa adquirir somente as histórias que interessem a ele a cada edição. Os números que se seguirão à estreia incluirão a adaptação de um clássico do humor negro de Oscar Wilde, por Flavio Soares e duas grandes obras – um terror/suspense internacional e um terror da Literatura Brasileira - em edições distintas, por Marcel Bartholo.

A revista ainda terá edições por Luís Carlos Sousa (Lâmina Azulada), Rafael Dantas e Raulzito Peixoto (Mandacaru Vermelho), Will (Mil Léguas TransamazônicasDemétrius Dante) e outros autores. A Editora Ultimato do Bacon planeja revelar mais detalhes em breve.

Além da revista bimestral, estão planejadas edições especiais da Escafandro com mais páginas para contemplar projetos maiores. Outros títulos e trabalhos autorais de diversos autores também estão na mira, incluindo uma saga baseada em lendas urbanas e ícones da cultura pop, com argumento de Alexandre Baptista e um time de grandes artistas. O plano é que saia no segundo semestre de 2021.

Fonte: Universo HQ


Nenhum comentário: