Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do licenciamento?
Começou com Walt Disney, em 1932, considerado o pai do licenciamento moderno. Em 1950, foi a vez da Warner Bros. começar a licenciar os personagens Looney Tunes.
Mas foi somente após a Segunda Grande Guerra que o licenciamento passou a ganhar força, abrindo o caminho mundial para novas marcas e novos mercados.
Foi na década de 40, com a criação do Zé Carioca por Walt Disney, que o licenciamento chegou ao Brasil. Em 1968, Mauricio de Sousa abriu o licenciamento com o Bidu e Franjinha e, em 1970, com o elefante mais amado do Brasil, o Jotalhão em seu extrato de tomate Elefante, o primeiro forte licenciamento de uma marca brasileira.
Na década de 1970, o licenciamento se rendeu às superproduções do cinema e o primeiro foi Star Wars, um grande sucesso, que abriu o caminho para o trabalho de licenciamento também para as superproduções do cinema.
O licenciamento é hoje uma importante ferramenta de marketing, pois se transformou em uma forma de conquistar o consumidor para a compra de diversos produtos licenciados...
Texto: Rosaria Silva
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