terça-feira, 11 de agosto de 2020

Projeto Chroma: coletivo de autores completa dez anos, anuncia projetos e almeja criar estúdio

Divulgação

Projeto Chroma teve início em julho de 2010 com o objetivo de produzir um fanzine entre amigos.

Inicialmente, o coletivo pretendia produzir uma revista contando uma mesma história, criada por todos os integrantes. Pouco depois, esta ideia foi descartada e seus fundadores passaram a se dedicar a suas próprias criações, transformando o Chroma em uma pequena cooperativa na qual seus integrantes se auxiliam na criação de suas revistas.

Com o tempo, o projeto ganhou força e amadureceu, passando a ter o objetivo de produzir histórias voltadas para críticas sociais.

O coletivo usa o dinheiro obtido com as vendas das revistas para custear material de desenho, ministrando oficinas gratuitas para crianças e jovens em eventos e em locais de apoio a comunidades carentes.Já participou de eventos como FanzinadaFest ComixAnime FriendsFestival Guia dos QuadrinhosFIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e CCXP.

Uma das metas para o futuro é a criação do Studio Chroma não só para que as histórias possam ser produzidas com melhor qualidade, mas que também seja um local onde jovens possam aprender arte gratuitamente.

No último mês de julho, diversos projetos foram anunciados.

Legião Secreta 2, por Alexandre Garcia e Ton Marx – Em um país dividido, a Legião é colocada à prova. A tensão política e social no Brasil faz com que os heróis trabalhem em dobro. Um antigo rival volta para atormentar o Dragão Negro, Vitória Régia está desaparecida, Ônix tem problemas em conciliar sua vida heroica com seu trabalho de perita criminal, e Capitão Delta e Tática não confiam plenamente no grupo.

Coleção Vulto: Composta por três edições com 120 páginas cada. As histórias já publicadas foram reeditadas por Wellington Santos, e as artes receberam um novo acabamento, com alteração de cenas e páginas.

Bandeirinha – Os tesouros da mãe Terra – Capítulo 9, por Thiago Silva, Osmar Menezes e Ton Marx – A saga de Bandeirinha e seus amigos chega a momentos decisivos. O passado de Azulão finalmente será revelado e os heróis terão seu embate definitivo contra a temida Harpia. Os capítulos anteriores está disponíveis gratuitamente aqui.

Nietzsche, por Alexandre Garcia – Depois do colapso nervoso que o deixou prostrado nos últimos anos de sua vida, o filósofo Nietzsche relembra um encontro fortuito com o Imperador do Brasil, Dom Pedro II, e faz uma viagem imaginária ao Brasil. Seu delírio é moldado de acordo com a aventura – essa verídica – de outro alemão, Hans Staden, que no século 16 se viu prisioneiro dos índios Tupinambás.

Aliança do Oculto – Em uma iniciativa internacional, o Chroma traz a primeira liga de super-heróis lusófonos da história. O projeto é resultado da parceria do projeto com vários outros coletivos independentes de quadrinhos, em uma ação conjunta de autores do Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. A obra terá em sua equipe de produção dois autores que trabalharam em Protocolo – A Ordem: Thiago Silva (roteiro) e Daniel Arcos (design e edição), além de contar com Claudiney Dias na arte, Alexandre Garcia e o autor português Diogo Almeida na equipe criativa.

Fonte: http://www.universohq.com/ 

Nenhum comentário: