quarta-feira, 27 de julho de 2016

Pesquisadoras da Uece publicam livro sobre uso das histórias em quadrinhos na educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Grupo de Pesquisa em Educação e Historia da Matemática (GPEHM), ambos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lançaram em junho o livro “História em Quadrinhos: interdisciplinariedade e educação”, organizado pelas professoras Ana Carolina Costa Pereira e Cláudia Sales de Alcântara.
O prefácio do livro foi escrito pelo professor Waldomiro Vergueiro, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, renomado pesquisador das Histórias em Quadrinhos voltadas para a educação, além de autor e organizador de diversos livros sobre o assunto.
“Aos leitores, esse livro compõe o empenho de pesquisadores e professores que vislumbram o quadrinho como um meio de adentrar no ensino nas suas várias vertentes. Acreditamos que ele pode contribuir para a formação de pesquisadores que estudam a temática: História em Quadrinhos, como também para discentes que estão começando estudos no assunto que necessitam transpor as barreiras iniciais da pesquisa acadêmica”, destaca Waldomiro Vergueiro no prefácio da publicação.
Ana Carolina Costa Pereira possui licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, é professora Adjunta da Uece, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará.
Cláudia Sales de Alcântara é graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutora (2013) em Educação Brasileira pela UFC. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece. Ambas foram bolsistas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Ana Carolina foi bolsista durante a graduação, enquanto Cláudia Sales foi bolsista durante o mestrado.
O livro está à venda pelo site da Editora Reflexão:http://www.editorareflexao.com.br/historia-em-quadrin…/p/562.
Fonte: http://www.funcap.ce.gov.br/. EMT - Divulgação

Nenhum comentário: