terça-feira, 14 de junho de 2016

Diversidade no universo das mães é tema do novo livro da Adonis

As mães nunca são iguais, de Raquel Prestes, tem lançamento no quiosque 
Gostinho de Leitura neste domingo

Tem mãe baixa, mãe alta; mãe de cabelo enrolado, de cabelo liso; mãe brava, mãe boazinha, mãe do coração; mãe que gosta de contar histórias e àquelas que gostam de assistir novela. As mães são muito diferentes, mas todas têm algo em comum. Toda essa diversidade presente no universo das mães é apresentada na obra As mães nunca são iguais, de Raquel Prestes. O lançamento acontece no quiosque Gostinho de Leitura, que fica instalado dentro do Zoo de Americana, dia 19 de junho, às 10h.
A obra As mães nunca são iguais chega para apresentar ao leitor a infinidade de características presentes no mundo das mães e destacar a característica comum a todas elas, o amor pelos filhos. “Escrevi esse livro para que as crianças pudessem conhecer e perceber essa diferença tão presente no universo das mães, para que não haja comparativos. Esse livro vem para mostrar que mãe é aquela figura que dá amor e carinho para seus filhos independente da forma como se veste, como se arruma, seus gostos, sua altura, etc.”, explica Raquel.
Raquel, que também é coordenadora pedagógica de educação infantil no município de Tatuí/SP, convive diariamente com diversos tipos de mãe e viu crescer uma realidade comum nos dias de hoje; a criança que, por diferentes motivos, não têm a mãe por perto.“ Fiz uma história que englobasse essa diversidade, seja ela no comportamento ou na aparência, sem me esquecer, é claro, das mães do coração, das cuidadoras... Seria estranho falar de diversidade e me esquecer de abranger essas realidades. Hoje em dia é crescente, pelo menos nas escolas em que trabalho,  o número de crianças que acabam sendo cuidadas por outras figuras da família porque a mãe está presa, por exemplo. Não queria deixar de citar isso no livro”, conta a escritora.
As mães nunca são iguais é uma tentativa da escritora de reforçar e discutir a questão das diferenças. “A gente vive numa sociedade tão diversificada e se fala tanto nessa questão, que nada mais justo do que falar das mães, que são tão diferentes uma das outras. Uma sociedade que fala tanto da diversidade das pessoas,  deve educar suas crianças para que sejam cidadãos e que acima de tudo que respeitem as diferenças”, conclui.
O livro lançado este mês pela Editora Adonis é o quarto livro de Raquel Prestes e foi dedicado ao seu filho, João. As ilustrações de As mães nunca são iguais são assinadas pela própria escritora. No dia do lançamento, Raquel prestes partilha a história com os visitantes do Leitura com Pipoca, no quiosque Gostinho de Leitura, e conversa com os leitores sobre a obra.
Acontece:
Lançamento As mães nunca são iguais
Dia 19 de junho, às 10h, no quiosque Gostinho de Leitura
Av. Brasil, 2525 – Zoo de Americana/SP

Nenhum comentário: