sexta-feira, 10 de outubro de 2008

LIVROS ESCOLHIDOS PARA O PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola)

Divulgação

O Ministério da Educação divulgou esta semana os livros que serão entregues às escolas públicas, estaduais e municipais, no primeiro semestre de 2009, dentro do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola).
Segundo o informe, foram avaliadas 2.088 obras e escolhidas 600, metade para o as séries finais do ensino fundamenal e a outra metade para o ensino médio.
Dentre os 12 gêneros literários escolhidos, há uma boa quantidade de quadrinhos, mais do que os oito do ano passado e do que os dez do ano anterior.
Foram, pelas minhas contas (corrijam-me, se estiver errado, por favor), 15 livros de histórias em quadrinhos escolhidos.
Um belo número que comprova o poder do gênero entre os leitores e seu enorme potencial na educação.
Ainda não se fala em tiragem, mas os números são muito maiores do que os habituais dois, três mil exemplares, podendo chegar a 10, 20 vezes esse número, já que atenderão a 66.798 escolas do Brasil.
Dos livros escolhidos pelo Ministério para educar muito bem os alunos, vale destacar dois de Laerte Coutinho (”Suriá - a garota do circo” e “Deus segundo Laerte”); “D. João carioca”, de Spacca; “Níquel Náusea - tédio no chiqueiro”, de Fernando Gonsales; o coletivo “Domínio público”, editado por Mascaro e Lin; e TRÊS de Will Eisner: “Um contrato com Deus”, “A força da vida” e “O sonhador”.
Além de Laerte, Fábio Moon e Gabriel Bá também entraram com dois títulos na lista.
Um é a versão em quadrinhos para o clássico “O alienista, de Machado de Assis, vencedor do Prêmio Jabuti deste ano na categoria “Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio”.
Leia mais »


Fonte: Gibizada/Impulso HQ

Nenhum comentário: