terça-feira, 14 de outubro de 2025

Exposição de retratos de Drag Queens, do fotógrafo Paulo Vitale, chega a Santos

Exposição dá imagem, voz e visibilidade à arte performática de 30 Drag Queens

O fotógrafo Paulo Vitale, um dos mais requisitados retratistas da atualidade no Brasil, dedicou-se, em 2020, a registrar artistas que brilham na noite paulistana: as Drag Queens. Com curadoria de Eder Chiodetto, a exposição apresenta retratos e depoimentos de 30 drags, que também aparecem vestidas com roupas do dia a dia, criando um paralelismo que tem cativado o público.

A mostra Duo Drag iniciou sua trajetória no Museu da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo e agora chega a Santos, no dia 21 de outubro de 2025 (terça-feira), das 19h às 22h, na Galeria de Arte Patrícia Galvão, na Vila Mathias, após ser contemplada pelo Edital Fomento CultSP PROAC no 26/2024. Ela passa por Campinas, posteriormente.

A seleção reúne nomes que movimentam a cena paulistana desde o fim dos anos 1980, com importante papel político na defesa da liberdade de expressão e da diversidade, além de artistas em início de carreira. As consagradas Silvetty Montilla, Marcia Pantera e Lysa Bombom dividem espaço com expressões da nova geração, como Vera Ronzella e Allyssa. Kaká Di Polly, uma das pioneiras do movimento, falecida em 2023, será a homenageada desta nova montagem, segundo o curador Eder Chiodetto.

“Convidei drag queens de vários nichos – amadoras e profissionais, famosas e anônimas, ícones e iniciantes. Meu intuito foi explorar a magia única de cada caracterização, pois, ao usar o próprio corpo como base, essa manifestação artística é visceral e libertadora”, comenta Vitale.

Além dos retratos, a exposição traz vídeos com depoimentos das artistas, realizados por Vitale. “Descobri que a grande maioria é tímida e reservada e usa a caracterização como uma roupa de super-heroína, um escudo protetor”, conta o fotógrafo. Trechos dessas entrevistas também podem ser acessados no site da mostra: www.paulovitale.com.br/duodrag.

Cada drag queen carrega uma infinidade de histórias: divertidas, de sucesso, de bastidores, de performances acrobáticas sobre o público, figurinos glamourosos ou improvisados com cola quente, além de perucas voadoras. Mas também há relatos de preconceito, discriminação e arte feita à margem. E há sonhos, que se renovam a cada performance ou aparição.

As drag queens tiveram papel decisivo no desenvolvimento cultural e criativo de São Paulo, impulsionando equipes de artistas, cenógrafos, figurinistas, coreógrafos e DJs, que se profissionalizaram nos shows delas.

Num momento em que o Brasil ostenta a triste marca de ser o líder mundial nas estatísticas de violência e homicídios contra a comunidade LGBTQIA+, a exposição é um manifesto em prol da diversidade, da tolerância e do livre arbítrio. Celebrar esses corpos e suas vidas em

museus – espaços legitimadores da cultura e mediadores entre público, linguagens artísticas e saberes – é fundamental para promover uma convivência mais harmoniosa entre diferentes concepções de gênero, desejo e modos de vida.

Sobre o fotógrafo Paulo Vitale
Cursou História na USP e Fotografia no International Center of Photography, em Nova York. Já percorreu mais de 50 países realizando trabalhos editoriais, corporativos e publicitários. Retratou grandes personalidades brasileiras e internacionais, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Bill Clinton, Mark Zuckerberg e Pelé. Recebeu 15 prêmios Abril e tem mais de 100 capas publicadas em revistas como Marie Claire, Vip, Alfa, Veja, Época, Men’s Health e GQ. Entre suas exposições – muitas transformadas em livros – estão Chefs, Cartunistas, Breaking e a inédita Tradições em Retratos. https://www.paulovitale.com.br/

Sobre o curador Eder Chiodetto
Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, é jornalista, fotógrafo, curador independente, crítico de fotografia e publisher da Fotô Editorial. Autor de livros como O Lugar do Escritor (Cosac Naify), vencedor do Prêmio Jabuti 2004, e Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte, 2013). Coordenou a coleção Ipsis de Fotografia Brasileira e publicou Ser Diretor: Uma Viagem por 30 Escolas Públicas Brasileiras (Fotô Editorial, 2018). Editou cerca de 120 livros de fotógrafos como Claudia Andujar, Araquém Alcântara, Luiz Braga, German Lorca, Cristiano Mascaro, Thomaz Farkas e Rosângela Rennó. Desde 2002, realizou cerca de 130 exposições no Brasil, América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão.

Serviço
mostra Duo Drag de Paulo Vitale - Santos
Abertura: 21/10/2025 (terça-feira), das 19h às 22h
Local: Galeria de Arte Patrícia Galvão
Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – 3o piso, Vila Mathias – Santos/SP Visitação: 22/10 a 28/11/2025 (segunda a sexta, das 13h às 18h)
Entrada gratuita
Site: https://www.santos.sp.gov.br/?q=portal/galeria-de-arte-patricia-galvao

Realização
Kromo; Programa de Ação Cultural (ProAC); Secretaria da Cultura,
Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo

Apoio
Prefeitura de Santos

redes sociais
Paulo Vitale @paulovitale
Duo Drag @duodrag
Eder Chiodetto @ederchiodetto

Galeria de Arte Patrícia Galvão @santoscidade  

Nenhum comentário: