segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Semana Criativa de Tiradentes 2025 promete superar recordes com programação imersiva e novos espaços culturais


Parte dos designers e idealizadores durante a imersão da Semana Criativa de Tiradentes


Evento chega à 9ª edição com novas casas temáticas, circuitos de instalações, imersões entre artesãos e designers, homenagens e curadorias colaborativas. O festival propõe uma imersão nos territórios criativos do país.


De 16 a 19 de outubro, Tiradentes (MG) será novamente palco da Semana Criativa de Tiradentes, festival que chega à sua 9ª edição consolidado como referência nacional em economia criativa, artesanato e design. Em 2024, o evento atraiu 14 mil visitantes em quatro dias — um crescimento de 40% em relação ao ano anterior — vindos de todos os estados do Brasil e também da Argentina, Canadá, Colômbia, Finlândia e Noruega.
 

A cada edição, a cidade se transforma em um grande laboratório criativo a céu aberto. No último ano, foram realizadas mais de 100 atividades, entre palestras, oficinas, exposições, instalações, passeios e apresentações culturais. Os números impressionam:
 

3.150 pessoas participaram de palestras, bate-papos e lançamentos de livros, presencialmente e no YouTube.
498 participantes nas oficinas e no tradicional Agulhaço.
2 mil pessoas passaram pelas três festas no Espaço Festivo.
Mais de 100 artesãos impactados diretamente e 200 indiretamente, com produtos circulando o ano inteiro pelo Brasil.


Em 2025, o festival amplia sua potência com novidades que prometem ainda mais visibilidade:


  • Circuito de instalações artísticas e urbanas, espalhadas por pontos históricos da cidade, com nomes como Ana Vaz, André Ferri, Marcus Camargo, Francisco Nuk, Renato Imbroisi e Studio Brasileiro + Zoom Arquitetura.
    Casa Paraíba, espaço que reunirá artesanato, música, folclore e gastronomia paraibana.
    Palco Artesão ampliado, com capacidade para até 200 pessoas.
    Retorno da Casa Pará e da cena cearense, além de destaque para as riquezas do Vale do Jequitinhonha.
    Participação no Outubro Urbano (ONU Habitat), inserindo Tiradentes em um debate global sobre cidades mais inclusivas e sustentáveis.

    Mais do que um festival, a Semana Criativa movimenta a economia local ao incentivar o comércio de pousadas, restaurantes, bares e lojas, além de fortalecer o turismo cultural. Tiradentes respira criatividade, e o evento se consolida como o maior palco da cultura feita à mão no Brasil.

Sobre a Semana Criativa de Tiradentes

A Semana Criativa de Tiradentes é um movimento cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado por Simone Quintas e Junior Guimarães. Ao longo do ano, a SCT promove imersões entre designers e artesãos para que troquem conhecimentos, levando frescor ao artesanato e brasilidade aos projetos de design. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de histórias, exibidos no festival Semana Criativa de Tiradentes, uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiências em torno do artesanato, que acontece sempre no mês de outubro.

www.semanacriativadetiradentes.com.br 

semanacriativadetiradentes / lojadasemanacriativa


 

A Semana Criativa de Tiradentes 2025 será realizada com verbas das lei de incentivo à cultura federal e do estado de Minas Gerais

Patrocinadores já confirmados:


 

Tinta Oficial: Coral ( tintascoral )

Patrocínio Máster:

Eliane ( elianerevestimentos )

Decortiles ( decortiles )

Electrolux ( electroluxbr )

Stella Artois ( stellaartoisbrasil )

Copatrocínio

Lider ( lider.design )
 

Apoio:

CAU BR ( oficialcaubr )

EcoSimple ( ecosimple.br )

Projeto Mosaico (@somosmosai.co)
 

Parceria: Archa Pro ( archa.pro )

Parceiro de mídia: Projeto ( revistaprojeto ) e IT Home ( ithome )

Correalização: Instituto Bem da Terra


Parceria Cultural:

Fecomércio PB

SEBRAE PB

Programa do Artesanato Paraibano

Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba

Governo da Paraíba


Realização: Semana Criativa de Tiradentes Bureau, Ministério da Cultura e Governo Federal

Contato para a Imprensa - Marqueterie Comunicação

sct@marqueterie.com.br 

Juliana de Almeida - juliana@marqueterie.com.br / 11 96017.9193 / 98506.7970

Bia Azevedo - bia@marqueterie.com.br / 11 98122.4303 / 11 95387.1300 

Nenhum comentário: