segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Festival Internacional de Dança abre com grandes nomes e revelações do ballet

Divulgação

● Primeiro bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, e talentos revelados no próprio FIDPOA, que conquistaram vagas em companhias internacionais, não terão espetáculo.

O Brasil se transformou em celeiro mundial da dança. E o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre – FIDPOA reverencia alguns desses ícones do ballet em seu espetáculo de abertura, que será realizado no dia 25 de agosto, às 20h, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Os ingressos, que custam a partir de R$ 50, podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pelo site: https://uhuu.com/ .

Durante o festival, passarão pelo palco do Teatro do Bourbon Country mais de 1.700 bailarinos vindos de 19 estados brasileiros e de seis países. Eles serão avaliados por 21 jurados internacionais que representam as principais escolas e companhias do planeta e, além da premiação do próprio FIDPOA, poderão ser selecionados para coleções de bolsas de estudos nos Estados Unidos, Canadá, Itália, México e Alemanha, entre outros países.

4º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre será realizado de 25 a 31 de agosto no Teatro do Bourbon Country. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Grupo Zaffari, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem patrocínio master do Grupo Zaffari, patrocínio da Lactalis Brasil e do Agibank, e apoio cultural da Icatu Seguros e da Rodoil.

Primeiro-bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A noite de abertura do FIDPOA terá como convidado especial o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, que esteve presente na edição passada do festival. A história de Cícero Gomes sintetiza o objetivo do evento, que é o de projetar os talentos da dança do Brasil e da América Latina para o mundo. Iniciou seus estudos de balé em sua cidade natal, Macaé, completando sua formação no Rio de Janeiro, na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Depois, conquistou uma oportunidade na Escola de Dança da Ópera de Viena (Áustria) e, mais tarde, passou pela Elmhurst School for Dance do Birminghan Royal Ballet (Inglaterra). É bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2007, onde faz os papéis de 1° solista e 1° bailarino em todas as temporadas. Já trabalhou com grandes nomes como Desmond Kelly, Peter Wright, Marco Pierin, Luiggi Bonino, Márcia Haydeè e Tatiana Leskova, entre outros. Ao lado de Gomes, a bailarina Manuela Roçado, também do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, estará presente na abertura.

Revelações do FIDPOA

O bailarino Lucas Castro, do Rio de Janeiro, é um dos talentos revelados pela FIDPOA, que também se apresenta na abertura. Ele começou na dança aos 12 anos, em 2011, e não parou mais. Em 2018, participou da primeira edição do festival e conquistou o reconhecimento de um dos grandes nomes da dança no mundo, a bailarina Cynthia Harvey, do American Ballet Theatre (ABT), uma das juradas do Festival, que abriu as portas para Lucas nos Estados Unidos. Assim, o FIDPOA transformou sua vida. No ano seguinte, o brasileiro participou do Summer Intensive no ABT e depois agregou importantes companhias de dança ao seu currículo. A Companhia Jovem Dalal Ahcar, no Rio de Janeiro, passou pelo Dance Theatre of Harlem e pelo Utah Metropolitan Ballet. Este ano, fundou o CastroBallet, no Rio de Janeiro, e foi admitido como bailarino principal do Nevada Ballet Theatre, nos Estados Unidos. "Para mim, dançar na gala de abertura do FIDPOA é como fechar um círculo e, ao mesmo tempo, abrir um novo. Eu deixei o Brasil ainda muito jovem, para buscar meu espaço no mundo, e minha última apresentação foi com o FIDPOA. Agora volto trazendo, no corpo e na alma, tudo o que aprendi nos palcos dos Estados Unidos e de outros países, como México e Canadá. É mais do que uma apresentação: é um reencontro. nosso É poder olhar para o público brasileiro e dizer: eu levei a energia, a nossa paixão e o nosso jeito de viver a arte para o mundo e, agora, trago tudo de volta para compartilhar com vocês”, comemora.

A bailarina Julia Prestes, de Porto Alegre (RS), formada pelo Ballet Vera Bublitz, também estará no palco do Teatro do Bourbon Country. A participação na primeira edição do FIDPOA abriu portas para o mundo e ela conquistou diversas oportunidades internacionais. Por dois anos, a bailarina integrou a companhia Staaliche Ballettschile Berlin, na Alemanha, a partir de uma bolsa de estudos conquistada no Festival.

Três bailarinos premiados também se apresentarão como convidados no primeiro dia do festival. Marcos Silva, da Companhia Paulista de Dança Adriana Assaf, parceiro do Ballet Vera Bublitz desde 2018, despede-se do Brasil no FIDPOA, e se prepara para assumir um novo posto em uma companhia de dança na Inglaterra. Outro convidado é Luiz Paulo Martins, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A noite também contará com o premiado bailarino Gabriel Morais, da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa (PB).

Além disso, o Ballet Vera Bublitz apresentará no espetáculo de abertura com alguns de seus solistas, como a bailarina Júlia Xavier, que está partindo do Brasil para integrar o Elmhurst School for Dance do Birminghan Royal Ballet, na Inglaterra; Antônia Colvara e Julia Quinto.

4º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre
Data: 25 a 31 de agosto
Local: Teatro do Bourbon Country
Informações:
 www.fidpoa.com
Instagram: @fidpoa

Entradas para a Noite de Abertura a partir de R$ 50
Início das vendas: 11 de agosto na bilheteria do Teatro do Bourbon Country e no site
 https://uhuu.com/

Meia entrada para todas as categorias previstas na lei.

GRUPO ZAFFARI

Faz parte dos princípios do Grupo Zaffari, empresa com 90 anos de fundação, investir na cultura como forma de participação social e interação com as comunidades onde atua. Ao longo de sua trajetória, a empresa vem realizando um conjunto diversificado de projetos ligados à música, literatura, artes plásticas e entretenimento, incluindo a edificação de duas casas de espetáculo, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Teatro Bradesco, em São Paulo. Há 38 anos, patrocina a série Concertos Comunitários, responsável por levar apresentações musicais para milhares de pessoas em todo o Rio Grande do Sul. Na literatura, produz e distribui a série de livros “Dicionários”, que, a cada volume, homenageia a vida e a obra de um grande autor de projeção nacional ou mundial, e que se encontra na sua 20ª edição. O Grupo Zaffari patrocina ainda grandes projetos culturais, como o festival de artes cênicas Porto Alegre em Cena, as Feiras do Livro realizadas em Porto Alegre, Gravataí, Canoas e Viamão, e o Festival Internacional de Dança de Porto Alegre. 

Nenhum comentário: