quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Projeto Contos e Contas leva novas ações gratuitas para Bragança Paulista

Eventos com contação de histórias, distribuição de livros e apresentações musicais fazem parte do cronograma do projeto

Bragança Paulista/SP: O projeto Contos e Contas está de volta a Bragança Paulista nos meses de outubro e novembro com ações gratuitas voltadas para mulheres e crianças. Nesta segunda etapa, estão previstas duas oficinas de arte e autoconhecimento e dois eventos culturais. Todas as ações são gratuitas, abertas ao público em geral e acontecem entre os dias 04/10 e 07/11.

Os eventos culturais serão realizados em dois pontos de destaque da cidade. A Quadra Acadêmicos da Vila receberá na sexta, dia 04/outubro, a apresentação da contação de histórias, com concepção e atuação da atriz Fernanda Jannuzzelli, que aborda com profundidade e delicadeza histórias e memórias dos textos que estão no livro “Elas contam das teias que trançam”, escrito por 5 autoras para o projeto, passando também por memórias de sua família e de algumas mulheres do público.  Finalizando o evento com apresentação do grupo Forró pra Tocar, liderado pela musicista e arte-educadora Clara Rodriguez. Forró pra Tocar é muito mais do que um grupo musical, é um grupo de estudos, experimentações e aprendizado. É uma roda de trocas entre musicistas, artistas profissionais e amadores, ampliando a participação de mulheres na cultura popular com um repertório que passa por músicas compostas e interpretadas por mulheres, passando por forrós tradicionais e contemporâneos.

O Teatro Carlos Gomes receberá no domingo, dia 20/outubro, a apresentação do show “Marias da Silva”, uma viagem sonora pelo universo das Mulheres, com canções de autoria de Milena Machado. Entre cirandas, xotes, sambas e valsas, entre o lírico e o humor, Milena canta a poesia, as dores e as lutas travadas nos caminhos da existência. É, sobretudo, um grito de liberdade, de esperança por uma sociedade mais igualitária; um clamor por menos violência e mais acolhimento. Após o show, haverá também a contação de histórias e distribuição gratuita de livros, em ambos os eventos.

As oficinas de arte e autoconhecimento serão ministradas pelas arte-educadoras Kora Prince e Fernanda Jannuzzelli e vão trabalhar questões de composição de imagem, cores e formas na técnica de colagem e autoescrita, com exercícios práticos e bate-papo sobre as experimentações. Kora Prince explica que a ideia é fazer com que as participantes observem os seus resultados. “Ao analisarem as próprias imagens, elas têm a oportunidade de se conectarem com suas emoções e o momento que vivem”, conta Kora. As interessadas em participar das oficinas devem fazer a inscrição nos locais.

O projeto Contos e Contas é realizado pelo Instituto Ideia Coletiva, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da TE Connectivity.

 

Serviço:

 

Projeto Contos e Contas leva novas ações gratuitas para Bragança Paulista

 

Contação de histórias, distribuição de livros e apresentação musical de Marias da Silva, de Milena Machado

Data: 20/10

Horário: às 10 horas

Local: Teatro Carlos Gomes - Rua Conselheiro Rodrigues Alves – Centro - Bragança Paulista/SP

Evento aberto – classificação livre

 

Oficina de arte a autoconhecimento 

Data: 21/10

Horário: das 8 às 12 horas

Local: ONG Rendar, Rua Alziro de Oliveira, 1591 - Santa Lúcia - Bragança Paulista/SP

Inscrições: vagas limitadas a 15 mulheres; inscrições no local

 

Oficina de arte a autoconhecimento 

Data: 07/11

Horário: das 9 às 18 horas

Local: EJA Escola Estadual José Guilherme – Rua Dona Carolina, 60 – Centro – Bragança Paulista/SP

Inscrições: vagas limitadas a 15 mulheres; inscrições no local 

Nenhum comentário: