sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Lançamento - Até onde se pode chegar na busca pela perfeição?

Divulgação

Com narrador improvável, "Perfeição Desfeita" acompanha três gerações de uma família e dilemas que refletem problemáticas sociais

Nem toda história precisa ter um protagonista. Pode ter vários. Em Perfeição Desfeita, o escritor paulista Sidnei Luz traz essa proposta e vai além. Apesar de escrita em primeira pessoa, nenhum dos quatro personagens é o narrador. A consciência coletiva é o “quinto elemento” revelador das nuances nesta ficção cujo enredo se propõe a dialogar sobre as consequências da busca pela perfeição. 

A narrativa perpassa mais de sete décadas e três gerações de uma família de migrantes nordestinos. De início o leitor é apresentado a Geralda e Francisco, casal do interior de Pernambuco que em 1980 se muda para São Paulo em busca de emprego e melhores condições de vida. O que se apresenta, porém, são problemas como alcoolismo e dificuldades financeiras.  

Na capital eles também geram Ângela, uma menina albina e de saúde debilitada, que passa a sofrer bullying na escola. No decorrer dos anos, após uma sequência de abusos, ela já adulta decide ser mãe, e opta pela inseminação artificial. O médico, entretanto, propõe uma manipulação genética, a fim de gerar um filho ‘perfeito’. Assim nasce Ézio. Ao se revelar com uma analgesia congênita, ele passa a ter seu convívio social restrito. 

Nos dias da infância de Ézio, a tendência da desrealização dava seus derradeiros sinais.
A tecnologia do metaverso contribuía na condução da sociedade para uma espécie de
virtualização do real. Um fenômeno de uma época que evoluiu a coisificação da existência.
Pessoas viviam vidas em seus avatares. Elas consumiam, se divertiam, viajavam, se apaixonavam,
brincavam, tudo virtualmente. 
(Perfeição Desfeita, p. 102) 

A periclitante convivência nas redes sociais é mais uma das problemáticas introduzidas ao enredo, que aborda outras questões inerentes ao comportamento humano e a uma sociedade excludente e preconceituosa. Padrões de beleza, discriminação econômica e social, política, hegemonia de raça e de poder fazem de Perfeição Desfeita também uma obra sobre humanidades. 

Além de adultos interessados em História, Filosofia, o livro é recomendado a todos aqueles que se propõem a pensar sobre problemáticas sociais. Uma leitura profunda ao mesmo tempo dinâmica, com boa dose de mistério e plot twist, classificada como surpreendente e reflexiva por influenciadores literários que tiveram acesso ao texto. Assim é também o desfecho deste romance.  

FICHA TÉCNICA 
Título: Perfeição Desfeita 
Autor: Sidnei Luz 
Editora: Kotter Editorial 
ISBN/ASIN: 978-65-5361-119-1 
Formato: 16x23cm 
Páginas: 162 
Preço: R$ 59,70 (Amazon) e R$ 29,85 (Kotter) 
Onde comprar: Amazon | Kotter 

Sobre o autor: Sidnei Luz é assistente social e servidor público da prefeitura de São Paulo, com foco em ações para pessoas idosas e com deficiências. Na literatura estreia com o romance “Perfeição Desfeita”, que mescla drama e ficção científica. Também é cantor e compositor, tendo sempre como objetivo fazer críticas e análises sobre a sociedade. 

Redes sociais: Instagram | Twitter | Youtube 

Nenhum comentário: